fbpx

quarta, 21 de abril de 2021

Documento de veículo passa a valer em papel comum e formato digital

A mudança entrou em vigor na segunda-feira (4) e segue determinação do Contran. As mudanças não implicarão em nenhum acréscimo de taxas para os donos de veículos.

5 de janeiro de 2021

Compartilhe

O novo documento vai trazer agilidade, principalmente para quem mora no interior do estado. (Foto: Divulgação)

A partir deste mês, o documento de compra e venda de veículos (CRV) e de porte obrigatório (CRLV) sofrerão mudanças em todo o país, segundo determinação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A primeira novidade é que eles não serão mais impressos em papel-moeda, mas somente em papel comum, ou em formato digital no celular, pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito.

As mudanças entram em vigor nesta segunda-feira (4). Quem for licenciar o veículo já vai receber o novo documento de porte obrigatório, que antigamente era conhecido como Dual, mas que agora passa a se chamar Certificado de Registro e Licenciamento Veicular digital (CRLV-e).

Esse novo modelo será expedido para quem fizer o primeiro emplacamento de veículo este ano, para quem fizer o licenciamento anual, quem vender o veículo, quem mudar de domicílio, mudar características do veículo, fizer a remarcação do chassi ou precisar de segunda via do documento de posse obrigatória para rodar.

Documento de transferência

Com a chegada do CRLV-e, a transferência de propriedade do veículo também sofrerá mudanças.

Vai haver duas situações na hora da venda do veículo: a primeira envolve veículos emplacados até 31 de dezembro de 2020, e a segunda, veículos emplacados a partir deste ano.

Para veículos emplacados até o ano passado, o vendedor ainda vai utilizar o documento verde, em papel-moeda, que era conhecido como DUT. No caso da transferência de veículos ano 2021 para frente, a pessoa vai utilizar a Autorização de Transferência de Propriedade Veicular (ATPV).

Esse novo documento vai ficar disponível, inicialmente, no atendimento presencial do Detran-AM e, posteriormente, no Portal de Serviços do Órgão. Após pegar a ATPV, basta seguir o mesmo procedimento que sempre foi realizado para a transferência de propriedade: fazer vistoria, ir ao cartório registrar as assinaturas, fazer a comunicação de venda e depois vir ao Detran-AM para finalizar o procedimento.

Comodidade

Essas mudanças não irão implicar nenhum acréscimo de taxas para os donos de veículos. O novo documento vai trazer agilidade, principalmente para quem mora no interior do estado.

Para se ter uma ideia, a transferência de um veículo ou o novo emplacamento poderia levar até dois meses, dependendo do município. Isso porque os documentos vinham para Manaus e depois tinham que retornar fisicamente.

Com a mudança, após chegar a Manaus, o novo documento já estará disponível eletronicamente no posto de atendimento do Detran-AM nos municípios, em até uma semana.

Leia mais sobre Cidades

CSU e outros parques públicos reabrem com medidas contra Covid-19

Parques e espaços de lazer gerenciados pela Prefeitura de Manaus seguem interditados até o dia 30 de abril, mas com algumas reaberturas parciais, com protocolos contra Covid.

21 de abril de 2021

Em um ano, centros socioeducativos reduzem taxa de ocupação em 25%

O balanço apresentado pela secretária foi apresentado segundo as ações da pasta no decorrer de um ano. Mirtes também falou sobre os abrigos para pessoas que vivem nas ruas.

20 de abril de 2021

Inpa promove ‘Café com Inovação’ sobre propriedade intelectual

A primeira edição do Café com Inovação, de 2021, abordará a temática "Propriedade intelectual como ferramenta para estimular a inovação" e acontece dia 29.

20 de abril de 2021

Em Manaus, ex-secretário municipal é condenado a devolver R$ 2,5 milhões

O ex-titular da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), Luis Faustino da Costa Neto, teve as contas de 2016 consideradas irregulares pelo TCE-AM.

20 de abril de 2021

MPF recomenda implantação de distrito de saúde em Eirunepé

Secretaria Especial de Saúde Indígena deve adotar, no prazo de 60 dias, medidas necessárias para a implantação do Distrito Sanitário Especial Indígena Médio Juruá.

20 de abril de 2021

Governo estadual inicia levantamento técnico na comunidade da Sharp

A UGPE iniciou, nessa segunda-feira (19), um levantamento técnico para reconhecimento da área, na comunidade da Sharp, que serão integradas em um novo programa.

20 de abril de 2021

‘Auxílio Empreendedor’ encerra cadastro com 15.787 inscritos

O projeto “Auxílio Empreendedor”, coordenado pela Secretaria de Trabalho, Empreendedorismo e Inovação, encerrou as inscrições no domingo com o 15.787 inscritos.

20 de abril de 2021

Adaf implanta internet via satélite em 51 unidades do Amazonas

A Adaf iniciou, na última semana, a implantação de internet via satélite em 51 Unidades de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsavs) no interior do Amazonas.

19 de abril de 2021