fbpx

quinta, 22 de abril de 2021

Dia Internacional da Mulher traz programação especial na internet

Nas redes sociais, a Secretaria vai pedir que os seguidores enviem sugestões de músicas de mulheres amazonenses para compor uma playlist temática no Spotify.

7 de março de 2021

Compartilhe

A proposta traz histórias de mulheres de diferentes segmentos e os desafios vividos na arte (Foto: Divulgação)

Nesta segunda-feira (8), Dia Internacional da Mulher, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, apresenta uma programação especial nas plataformas digitais, com histórias de mulheres de diferentes segmentos e os desafios vividos na arte.  

No “Papo Cultural”, a cantora Lucilene Castro e a artista visual Hadna Abreu trazem o tema “Protagonismo Feminino nas Artes”, com experiências como a luta delas pelo protagonismo nas áreas em que atuam e momentos em que passaram por preconceitos relacionados ao gênero. O terceiro episódio do podcast da Cultura vai ao ar no Spotify e Apple Podcasts.  

A cantora Celestina Maria, que está participando do The Voice Brasil; e a atriz Ednelza Sahdo também estão confirmadas na programação, para falar sobre as dificuldades do início da carreira e suas trajetórias artísticas. As entrevistas vão ser exibidas no Instagram (@culturadoam). 

“Nossa proposta é homenagear o público feminino e principalmente inspirar outras pessoas com as histórias de superação que temos dentro da cadeia produtiva da cultura e protagonizadas por essas mulheres”, afirma Marcos Apolo Muniz, titular da pasta de Cultura e Economia Criativa.   

Convidadas

Segundo Lucilene Castro, atualmente as mulheres que produzem arte ainda têm que provar que o gênero não define a capacidade e qualidade do artístico, no entanto, elas estão mais dispostas a estar à frente de grandes projetos. 

“Que venham mais mulheres a agregar esse mundo, que ainda é muito masculino, mas, todo dia, aparece grandes talentos femininos, grandes vozes, grandes artistas e produtoras. É isso que eu espero, que cada vez mais se fortaleça essa cadeia produtiva com mais mulheres fortes, guerreiras e competentes”, comenta a cantora.  

Hadna Abreu destaca a importância de debater sobre essas falas, lutas e combates diários.  “Espero que as pessoas que estejam escutando o podcast tenham um momento de reflexão sobre o lugar da mulher na nossa sociedade e também nas artes aqui na cidade de Manaus”. 

Participação dos internautas

Nas redes sociais, a Secretaria vai pedir que os seguidores enviem sugestões de músicas de mulheres amazonenses para compor uma playlist temática no Spotify. A iniciativa busca oferecer visibilidade para artistas femininas do cenário local a partir da perspectiva dos internautas. 

Podcast da Cultura

O “Papo Cultural”, podcast quinzenal apresentado pela jornalista Karla Mendes, que traz curiosidades, debates e conversas importantes com artistas da região, chega ao terceiro episódio neste mês. A estreia do projeto aconteceu em janeiro, com o tema saúde mental em tempos de isolamento e participação da psicóloga Samiza Soares e o cantor e compositor Number Teddie.  

Em fevereiro foi a vez do pesquisador, jornalista e sambista Daniel Sales, sobre a história do Carnaval de Manaus. 

Com informações da assessoria

Leia mais sobre Cidades

CSU e outros parques públicos reabrem com medidas contra Covid-19

Parques e espaços de lazer gerenciados pela Prefeitura de Manaus seguem interditados até o dia 30 de abril, mas com algumas reaberturas parciais, com protocolos contra Covid.

21 de abril de 2021

Em um ano, centros socioeducativos reduzem taxa de ocupação em 25%

O balanço apresentado pela secretária foi apresentado segundo as ações da pasta no decorrer de um ano. Mirtes também falou sobre os abrigos para pessoas que vivem nas ruas.

20 de abril de 2021

Inpa promove ‘Café com Inovação’ sobre propriedade intelectual

A primeira edição do Café com Inovação, de 2021, abordará a temática "Propriedade intelectual como ferramenta para estimular a inovação" e acontece dia 29.

20 de abril de 2021

Em Manaus, ex-secretário municipal é condenado a devolver R$ 2,5 milhões

O ex-titular da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), Luis Faustino da Costa Neto, teve as contas de 2016 consideradas irregulares pelo TCE-AM.

20 de abril de 2021

MPF recomenda implantação de distrito de saúde em Eirunepé

Secretaria Especial de Saúde Indígena deve adotar, no prazo de 60 dias, medidas necessárias para a implantação do Distrito Sanitário Especial Indígena Médio Juruá.

20 de abril de 2021

Governo estadual inicia levantamento técnico na comunidade da Sharp

A UGPE iniciou, nessa segunda-feira (19), um levantamento técnico para reconhecimento da área, na comunidade da Sharp, que serão integradas em um novo programa.

20 de abril de 2021

‘Auxílio Empreendedor’ encerra cadastro com 15.787 inscritos

O projeto “Auxílio Empreendedor”, coordenado pela Secretaria de Trabalho, Empreendedorismo e Inovação, encerrou as inscrições no domingo com o 15.787 inscritos.

20 de abril de 2021

Adaf implanta internet via satélite em 51 unidades do Amazonas

A Adaf iniciou, na última semana, a implantação de internet via satélite em 51 Unidades de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsavs) no interior do Amazonas.

19 de abril de 2021