fbpx

terça, 15 de junho de 2021

David Almeida diz que CPI da Saúde quer proteger Amazonino

Pedido do ex-governador interino para depor à CPI foi indeferido pelo deputado Delegado Péricles. David Almeida aguarda documento oficial negando seu pedido.

27 de julho de 2020

Compartilhe

Delegado Péricles (PSL) indeferiu o pedido do ex-governador interino, David Almeida (Avante) para depor na CPI

Presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga supostas irregularidades na saúde do Amazonas, o Delegado Péricles (PSL) indeferiu o pedido do ex-governador interino, David Almeida (Avante), que deseja prestar depoimento à comissão.

Gerindo o Estado entre os meses de maio e outubro de 2017, Almeida disse, após a recusa, que tem muito a contribuir com as investigações e que o posicionamento da Comissão protege Amazonino Mendes.

A negativa para o pedido veio no final da manhã de hoje, após Reunião da CPI da Saúde ouvir o depoimento do empresário Tiago Simões Leite, sócio-administrador da empresa MEDPLUS Serviços Médicos Ltda.

“Indefiro esse pedido até para dizer a todos que a CPI não investiga diretamente pessoas, mas apura fatos supostamente ilegais. Com o desencadear das investigações, a relação desses fatos com pessoas as trazem aqui para serem ouvidos”, declarou o presidente da CPI, alegando que, “por enquanto, o colega não teve nenhuma relação aos fatos”.

Ainda assim, Péricles não descartou a possibilidade da comissão ouvir o ex-governador.

“Futuramente, caso haja algum fato relacionado ao senhor David Almeida, certamente essa CPI irá convocá-lo”, finalizou.

Amazonino blindado

O indeferimento ao pedido de David Almeida pode soar como uma proteção ao também ex-governador Amazonino Mendes (Podemos), que o substituiu ao vencer as Eleições Suplementares.

David chegou a confrontar seu principal adversário, afirmando que tem em mãos documentos que, se apresentados à Comissão, o fariam ter que ir depor também à CPI.

“Após a minha vinda, se a CPI assim entender, o governador Amazonino Mendes vai ter que comparecer à Assembleia porque eu tenho muitos documentos oficiais”, chegou a dizer, em vídeo, ao protocolar o pedido.

Vale ressaltar que na gestão de Amazonino, o então secretário de Saúde Francisco Deodato dispensou 55 processos de licitação na pasta, totalizando o valor de R$ 27 milhões para supostas empresas apadrinhadas por figuras da política local.

Braço direito de Amazonino, o Coronel Otávio Jr. disse ao RealTime1 que daria retorno tão logo tivesse algum posicionamento do ‘Negão’.

Ação na justiça

David Almeida está no aguardo do documento oficial que nega seu depoimento na CPI da Saúde.

“Eu fui mencionado, preciso responder. Estou esperando o documento oficial para que eu entre na justiça e tenha meu direito respeitado. Caso neguem, vou pedir tempo de algum deputado, mas vou falar”, prometeu.

Almeida questiona o que ele tem para falar e que a a CPI não quer ouvir. Para ele, há uma clara proteção ao ex-governador Amazonino quando a Comissão se nega a ouvi-lo.

“Eles querem proteger o Amazonino. Se eu vou e apresento tudo que tenho, não haverá outra alternativa para eles que não seja convocá-lo. O que o David quer falar e a CPI não quer ouvir?”, indagou Almeida.

Leia mais sobre Cidades

Regularização fundiária vai beneficiar 60 mil famílias até 2022

A promessa é do prefeito de Manaus, David Almeida, que prevê regularizar as propriedades de familiares que residem em 14 bairros e comunidades da capital amazonense.

14 de junho de 2021

Inscrições para o exame supletivo são reabertas e encerram dia 23 de junho

Provão Eletrônico da Secretaria de Educação será aplicado de forma presencial, entre os dias 28 de junho e 30 de setembro; inscrições são gratuitas.

14 de junho de 2021

Qualificação: edital oferece 150 vagas para cursos profissionalizantes, confira

O Processo Seletivo Simplificado é uma inciativa do governo do Estado e o Senac para promover qualificação em todo o Amazonas. As inscrições são on-line.

13 de junho de 2021

Roteiros turísticos no AM podem concorrer ao Prêmio Mário Tadros

Os roteiros devem apresentar as cidade de Manaus Itacoatiara, Manacapuru, Novo Airão, Presidente Figueiredo e Rio Preto da Eva.

13 de junho de 2021

Mobbi Brasil inicia operações em Manaus neste sábado

Aplicativo de transporte conta com cinco modalidades, com intuito de atender aos objetivos dos usuários.

12 de junho de 2021

Hemoam terá programação especial em alusão ao Junho Vermelho

Durante todo o mês, a programação do Hemoam inclui caravanas de doações realizadas em parceria com as igrejas, o poder legislativo estadual, além da sociedade civil.

12 de junho de 2021

Manaus conta com esquema especial de trânsito para atender vacinação

Frota de ônibus em Manaus terá reforço de 45 veículos extras servir aos operadores nos terminais de integração T3, T4 e T5 durante imunização de pessoas a partir de 40 anos.

11 de junho de 2021

Você sabe identificar o que é verdade e o que é mentira na internet?

A jornalista Eliane Cantanhêde, colunista de O Estado de S. Paulo e comentarista da Globonews, é convidada do RealTime1+1 para debater sobre fake news, nesta terça, AO VIVO.

11 de junho de 2021