Presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga supostas irregularidades na saúde do Amazonas, o Delegado Péricles (PSL) indeferiu o pedido do ex-governador interino, David Almeida (Avante), que deseja prestar depoimento à comissão.
Gerindo o Estado entre os meses de maio e outubro de 2017, Almeida disse, após a recusa, que tem muito a contribuir com as investigações e que o posicionamento da Comissão protege Amazonino Mendes.
A negativa para o pedido veio no final da manhã de hoje, após Reunião da CPI da Saúde ouvir o depoimento do empresário Tiago Simões Leite, sócio-administrador da empresa MEDPLUS Serviços Médicos Ltda.
“Indefiro esse pedido até para dizer a todos que a CPI não investiga diretamente pessoas, mas apura fatos supostamente ilegais. Com o desencadear das investigações, a relação desses fatos com pessoas as trazem aqui para serem ouvidos”, declarou o presidente da CPI, alegando que, “por enquanto, o colega não teve nenhuma relação aos fatos”.
Ainda assim, Péricles não descartou a possibilidade da comissão ouvir o ex-governador.
“Futuramente, caso haja algum fato relacionado ao senhor David Almeida, certamente essa CPI irá convocá-lo”, finalizou.
Amazonino blindado
O indeferimento ao pedido de David Almeida pode soar como uma proteção ao também ex-governador Amazonino Mendes (Podemos), que o substituiu ao vencer as Eleições Suplementares.
David chegou a confrontar seu principal adversário, afirmando que tem em mãos documentos que, se apresentados à Comissão, o fariam ter que ir depor também à CPI.
“Após a minha vinda, se a CPI assim entender, o governador Amazonino Mendes vai ter que comparecer à Assembleia porque eu tenho muitos documentos oficiais”, chegou a dizer, em vídeo, ao protocolar o pedido.
Vale ressaltar que na gestão de Amazonino, o então secretário de Saúde Francisco Deodato dispensou 55 processos de licitação na pasta, totalizando o valor de R$ 27 milhões para supostas empresas apadrinhadas por figuras da política local.
Braço direito de Amazonino, o Coronel Otávio Jr. disse ao RealTime1 que daria retorno tão logo tivesse algum posicionamento do ‘Negão’.
Ação na justiça
David Almeida está no aguardo do documento oficial que nega seu depoimento na CPI da Saúde.
“Eu fui mencionado, preciso responder. Estou esperando o documento oficial para que eu entre na justiça e tenha meu direito respeitado. Caso neguem, vou pedir tempo de algum deputado, mas vou falar”, prometeu.
Almeida questiona o que ele tem para falar e que a a CPI não quer ouvir. Para ele, há uma clara proteção ao ex-governador Amazonino quando a Comissão se nega a ouvi-lo.
“Eles querem proteger o Amazonino. Se eu vou e apresento tudo que tenho, não haverá outra alternativa para eles que não seja convocá-lo. O que o David quer falar e a CPI não quer ouvir?”, indagou Almeida.