fbpx

sábado, 17 de abril de 2021

Idam faz ação de crédito rural em municípios das calhas do Juruá e Purus

Pelo menos 700 produtores familiares que tiveram prejuízos na produção agropecuária vão poder acessar o crédito rural por meio de operações via Idam.

5 de abril de 2021

Compartilhe

Reunião definiu ações que incluem crédito rural a produtor (Foto: Divulgação)

Para atender cerca de 700 produtores familiares que tiveram prejuízos na produção agropecuária, em virtude da cheia dos rios e de dificuldades financeiras, o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) e demais órgãos do setor se reuniram, no último sábado (3), para tratar do planejamento e execução do Plano Emergencial de Crédito Rural.

O plano do Governo do Estado prevê recursos na ordem de R$ 4 milhões destinados, inicialmente, aos municípios das calhas do Juruá e Purus.

Como ação estratégica, o diretor-presidente do Idam, Valdenor Cardoso, enviou, no domingo (04), uma equipe de técnicos do Instituto que atua com o crédito rural para os municípios de Carauari, Canutama, Tapauá e Lábrea. “A missão desses técnicos será apoiar as equipes locais na operação da concessão de crédito emergencial, sem burocratização. É determinação do governador Wilson Lima ajudar aqueles que mais precisam neste momento de dificuldade”, ressaltou.

Para acesso ao crédito emergencial será dispensada a apresentação da Licença Ambiental ou Declaração de Inexigibilidade até 30 de julho de 2021. Será exigido apenas o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e o demonstrativo do documento ativo e sem restrição.

Na ocasião, os técnicos irão apoiar as ações voltadas a anistia total, parcial e renegociação de dívidas de financiamentos concedidos com recursos do Fundo de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e ao Desenvolvimento Social do Estado do Amazonas (FMPES), por meio da Agência de Fomento do Amazonas (Afeam). A concessão de anistia é limitada aos municípios reconhecidos em situação de calamidade pública ou estado de emergência.

O Idam também irá prestar todo apoio técnico e logístico para as equipes do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS) e Afeam que irão operar o microcrédito para pequenos empreendedores do comércio de venda de alimentos e serviços.

Leia mais:

Leia mais sobre Cidades

Governo lança edital para criação da identidade visual de 125 anos do Teatro Amazonas

Podem participar pessoas físicas e jurídicas, maiores de 18 anos, artistas locais, profissionais e estudantes de artes, designer e publicidade. Inscrições vão até 31 de maio.

17 de abril de 2021

Policia apreende madeira serrada ilegal dentro de barco na orla de Manaus

Policiais abordaram a embarcação e durante fiscalização ambiental e, após verificar o material transportado, solicitaram o Documento de Origem Florestal referente à carga.

17 de abril de 2021

Residência Artística ArteNaMata expõe trabalhos no Livramento

A exposição acontece a partir das 9h, deste domingo (18), os trabalhos produzidos na própria Comunidade N.Senhora do Livramento, durante o período da residência artística.

16 de abril de 2021

Violência e acidentes de trânsito superam Covid nos hospitais de Manaus

Rede estadual de saúde, como o HPS 28 de Agosto, Platão Araújo e João Lúcio, registra aumento nos atendimentos de causas não Covid, que já são a maior parte.

16 de abril de 2021

Justiça condena ONG do Amazonas que não prestou contas de repasses

A Justiça Federal no Amazonas condenou o Instituto de Tecnologia, Pesquisa e Cultura da Amazônia (Itec) por não prestar contas de convênio.

16 de abril de 2021

Psicólogo fala sobre dor e seus ensinamentos em palestra virtual grátis

A Ejud11 promove palestra motivacional com o tema “A dor não se cala, mas ela também ensina”, ministrada pelo psicólogo Rossandro Klinjey Barros.

16 de abril de 2021

Pedalada faz alerta sobre más condições da malha cicloviária de Manaus

Evento acontece neste domingo (18) em comemoração ao Dia Internacional do Ciclista. Ponto de partida será a igreja da Redenção e o de chegada, o anfiteatro da Ponta Negra.

16 de abril de 2021

Decreto amplia margem de empréstimo consignado para servidores

Decreto amplia de 35% para 40% a margem de empréstimo consignado para servidores estaduais - ativos e inativos – aposentados e pensionista.

16 de abril de 2021