fbpx

sábado, 06 de maro de 2021

BID avalia nova fase do Prosamim em Manaus e mais quatro municípios

Anunciados em 2019 pelo governador Wilson Lima, os estudos iniciaram em março de 2020 e estão analisando áreas de risco na capital e nos municípios de Itacoatiara, Iranduba,

14 de dezembro de 2020

Compartilhe

O Prosamim é um programa de saneamento que nasceu em 2003 para corrigir problemáticas ligadas à falta de saneamento, urbanização e habitação (Foto: Divulgação)

Os estudos realizados pelo Governo Estado, por meio da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), para a elaboração de uma nova fase do Prosamim em Manaus e no interior do Estado, serão avaliados nos dias 14 e 15 de dezembro, através de videoconferência, por especialistas do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O BID é o órgão financiador do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim) e do Programa de Saneamento Integrado de Maués (ProsaiMaués).

Anunciados em 2019 pelo governador Wilson Lima, os estudos iniciaram em março de 2020 e estão analisando áreas de risco na capital e nos municípios de Itacoatiara, Iranduba, Coari e Parintins.

O subcoordenador de planejamento, Leonardo Barbosa, salienta que essas etapas de apresentação dos diagnósticos dos estudos fazem parte de todos os projetos que serão financiados pelo BID.

“Os estudos de concepção para a elaboração de projetos com financiamento BID estão inseridos nos contratos de financiamento do banco e servem para que os especialistas avaliem os diagnósticos contidos nos estudos a partir das óticas ambiental, financeira, social e de engenharia”, afirmou o subcoordenador de planejamento.

Os subcoordenadores setoriais da UGPE, das áreas ambiental, engenharia, planejamento, social e jurídico-institucional irão apresentar os primeiros diagnósticos avaliados nos estudos de concepção de um novo programa aos especialistas das áreas de engenharia, avaliação socioeconômica, mudanças climáticas, financeira, institucional, água e saneamento do BID.

A abertura da missão BID, iniciou na manhã desta segunda-feira (14/12), com o coordenador executivo da UGPE, engenheiro civil, Marcellus Campêlo, apresentando uma breve apresentação da equipe da UGPE e a expertise adquirida na execução das três fases do programa, assim como, a importação dessa experiência na execução do Programa de Saneamento Integrado de Maués (ProsaiMaués).

Prosamim

O Prosamim é um programa de saneamento que nasceu em 2003 para corrigir problemáticas ligadas à falta de saneamento, urbanização e habitação. O programa está na terceira fase e já beneficiou mais de 90 mil pessoas com a construção de moradias.

ProsaiMaués

O ProsaiMaués revitalizou o entorno das Lagoas do Prata e do Maresia, criando ambientes de lazer e práticas esportivas; beneficiou mais de 200 famílias que viviam sob o risco de contaminação em áreas alagadiças nas lagoas do Prata e do Maresia, com opções de moradias seguras e dotados de infraestrutura adequada; implantou mais de 18 mil metros de rede de coleta de esgoto e recuperou outros 13 mil metros de redes já existentes, dotando o município com mais de 50% de cobertura de coleta e tratamento de esgoto.

O programa também recuperou uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), instalando equipamentos necessários para coleta e tratamento do esgoto.

Leia mais sobre Cidades

Seduc convoca 609 profissionais para atuação em Manaus e no interior

Entre os profissionais convocados, 253 atuarão na capital e 356, no interior. A lista completa dos candidatos chamados está disponível no Diário Oficial do Estado.

6 de março de 2021

Prefeitura vai implantar Serviço de Verificação de Óbitos em Manaus

Serviço de Verificação de Óbitos vai subsidiar a administração do município e do Estado na determinação de políticas de saúde pública.

6 de março de 2021

Mais de 60 postos e distribuidoras são notificados pelo Procon-AM

Durante pesquisa para aferir preços de combustíveis em Manaus, o Procon-AM notificou postos e distribuidoras que têm 5 dias para fazer defesa.

6 de março de 2021

Acolhidos em abrigo do governo estadual obtêm serviços de estética

Montado pelo governo do Estado, o abrigo emergencial da zona Centro-Oeste ofereceu serviços de estética aos acolhidos nesta sexta-feira.

5 de março de 2021

Purificadores de água são instalados em Boca do Acre e Envira

Municípios das calhas do Juruá e do Purus, Envira e Boca do Acre são atingidos por enchentes e água potável é fornecida por purificadores.

5 de março de 2021

Associação de produtores de Santo Antônio do Içá aprova projeto

Projeto é voltado para venda de alimentos e a aprovação envolve a associação de produtores rurais Agrifam e teve direção do Idam.

5 de março de 2021

Governo do Amazonas reforça unidades de saúde com novos equipamentos

Equipamento de raio-X, fixos e móveis, e de ultrassonografia, além de bisturis elétricos e mesas cirúrgicas distribuídos às unidades de saúde.

5 de março de 2021

Empreendedorismo tem palestra online segunda-feira, veja inscrições

Palestra programada para segunda visa mercado de trabalho e empreendedorismo para recolocação de quem está fora à procura de oportunidade.

5 de março de 2021