fbpx

segunda, 18 de janeiro de 2021

Beruri comemora 39 anos com mobilização social para PcDs

Iniciativa da Sejusc, as atividades iniciam nesta quinta-feira (10) com solicitação da Carteira de Identificação da Pessoa com Deficiência e do Passe Legal e Passe Livre.

10 de dezembro de 2020

Compartilhe

Outra ação oferecida é a emissão de 1ª e 2ª via da carteira de identidade. (Foto: Divulgação)

A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), por meio da Secretaria Executiva da Pessoa com Deficiência, realiza a partir desta quinta-feira (10) uma mobilização social de atendimento ao público PcD de Beruri, que completa nesta data, 39 anos de fundação.

As ações no município vão acontecer até a sexta-feira (11), das 8h às 17h, na unidade do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), localizado na rua José Amorim, no Centro.

Serviços para PcDs

A finalidade é realizar serviços de cadastro de pessoas com deficiência e medição de cadeira de rodas, solicitação de Carteira de Identificação da Pessoa com Deficiência, solicitação de Passe Legal e Passe Livre, além de emissão de 1ª e 2ª via de Certidão de Registro Geral (RG).

O secretário William Abreu, titular da Sejusc, diz que a ação tem importância significativa para a população do interior, pois leva acessibilidade e inclusão a zonas mais afastadas da capital. Segundo ele, a inclusão é uma das pautas primordiais da gestão do governador Wilson Lima.

A secretária executiva da Pessoa com Deficiência da Sejusc, Lêda Maia, afirmou que o evento ajuda a ampliar o conhecimento da população do interior sobre os serviços da Sejusc voltados ao público PcD.

“As ações acontecem para oferecer um serviço completo para pessoas com deficiência. É muito importante ações nos municípios, porque, além de conseguirmos atualizar o banco de dados de pessoas que necessitam dos nossos serviços, nós também conseguimos oferecer uma ação conjunta, pois um serviço está diretamente ligado ao outro. Por exemplo: se uma pessoa vai emitir uma carteira PcD, mas não tem o RG, ela pode solicitar o documento conosco”, disse a secretária.

Documentos

Para obter a Carteira, os interessados (responsáveis ou PcDs) podem solicitar o documento por meio do aplicativo Sasi, disponível para download em celulares com sistema Android e iOS, ou de forma presencial no Núcleo PcD da Sejusc, situado na rua Salvador, 456, Adrianópolis, zona centro-sul de Manaus.

Cadeira de rodas

A solicitação de cadeira de rodas acontece no setor de Análise Social do Núcleo PcD ou através do contato (92) 98483-5963.

Nele, o beneficiário ou responsável deve apresentar todos os documentos em cópia: RG, CPF, comprovante de residência, cartão do SUS e laudo médico. Em seguida, acontece o processo de medição, que consiste em uma vistoria das medidas do solicitante. Este processo define qual tipo de cadeira será disponibilizada.

Veja mais notícias

Shoppings se unem ao ‘Time do Bem’ para ajudar vítimas da Covid-19

Empreendimentos estão arrecadando itens de alimentação e materiais hospitalares que estão em falta nas unidades de saúde do Amazonas. Expectativa é beneficiar 500 famílias.

17 de janeiro de 2021

Prefeitura convoca aprovados em processo seletivo de estágio

Estudantes deverão comparecer até o dia 23 na Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania com os documentos e exames médicos elencados no edital.

16 de janeiro de 2021

Prefeitura cria link de acesso para o programa ‘Nossa Merenda’

A Semed informa que esse processo é para evitar aglomeração nas escolas e garantir o pagamento do auxílio aos alunos que ainda não foram beneficiados.

15 de janeiro de 2021

Governo relança edital para contratar médicos de cirurgia vascular

As empresas interessadas no chamamento público deverão comparecer, na segunda-feira (18), às 8h30, na sede do CSC, localizada na rua Belo Horizonte, 1.420, Adrianópolis.

15 de janeiro de 2021

Pessoas com deficiência recebem doação de cilindros de oxigênio

De acordo Mirtes Salles, titular da Sejusc, a empresa Nitron da Amazônia fará a recarga de oxigênio às famílias com PcDs até que a situação no Estado normalize.

15 de janeiro de 2021

FCecon suspende cirurgias e serviço de endoscopia por 13 dias

Segundo o diretor-presidente da FCecon, Gerson Mourão, o objetivo é preservar vidas e garantir que a reserva de oxigênio seja destinada aos pacientes já internados.

15 de janeiro de 2021

Infectologista de Manaus esclarece riscos de reinfecção da Covid-19

FVS-AM confirmou o primeiro caso de reinfecção no Amazonas na última quarta-feira (13). De acordo com médicos, muitos pacientes relaxam os após contrair o vírus.

15 de janeiro de 2021

#SOSManaus: artistas nacionais se unem para ajudar pacientes com Covid

Nas redes sociais, a situação crítica que Manaus se encontra por conta da pandemia ganhou a solidariedade de vários artistas nacionais. Eles vão doar cilindros de oxigênio.

14 de janeiro de 2021