Iniciativa da Sejusc, as atividades iniciam nesta quinta-feira (10) com solicitação da Carteira de Identificação da Pessoa com Deficiência e do Passe Legal e Passe Livre.
Outra ação oferecida é a emissão de 1ª e 2ª via da carteira de identidade. (Foto: Divulgação)
A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), por meio da Secretaria Executiva da Pessoa com Deficiência, realiza a partir desta quinta-feira (10) uma mobilização social de atendimento ao público PcD de Beruri, que completa nesta data, 39 anos de fundação.
As ações no município vão acontecer até a sexta-feira (11), das 8h às 17h, na unidade do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), localizado na rua José Amorim, no Centro.
A finalidade é realizar serviços de cadastro de pessoas com deficiência e medição de cadeira de rodas, solicitação de Carteira de Identificação da Pessoa com Deficiência, solicitação de Passe Legal e Passe Livre, além de emissão de 1ª e 2ª via de Certidão de Registro Geral (RG).
O secretário William Abreu, titular da Sejusc, diz que a ação tem importância significativa para a população do interior, pois leva acessibilidade e inclusão a zonas mais afastadas da capital. Segundo ele, a inclusão é uma das pautas primordiais da gestão do governador Wilson Lima.
A secretária executiva da Pessoa com Deficiência da Sejusc, Lêda Maia, afirmou que o evento ajuda a ampliar o conhecimento da população do interior sobre os serviços da Sejusc voltados ao público PcD.
“As ações acontecem para oferecer um serviço completo para pessoas com deficiência. É muito importante ações nos municípios, porque, além de conseguirmos atualizar o banco de dados de pessoas que necessitam dos nossos serviços, nós também conseguimos oferecer uma ação conjunta, pois um serviço está diretamente ligado ao outro. Por exemplo: se uma pessoa vai emitir uma carteira PcD, mas não tem o RG, ela pode solicitar o documento conosco”, disse a secretária.
Para obter a Carteira, os interessados (responsáveis ou PcDs) podem solicitar o documento por meio do aplicativo Sasi, disponível para download em celulares com sistema Android e iOS, ou de forma presencial no Núcleo PcD da Sejusc, situado na rua Salvador, 456, Adrianópolis, zona centro-sul de Manaus.
A solicitação de cadeira de rodas acontece no setor de Análise Social do Núcleo PcD ou através do contato (92) 98483-5963.
Nele, o beneficiário ou responsável deve apresentar todos os documentos em cópia: RG, CPF, comprovante de residência, cartão do SUS e laudo médico. Em seguida, acontece o processo de medição, que consiste em uma vistoria das medidas do solicitante. Este processo define qual tipo de cadeira será disponibilizada.