fbpx

terça, 20 de abril de 2021

Beruri comemora 39 anos com mobilização social para PcDs

Iniciativa da Sejusc, as atividades iniciam nesta quinta-feira (10) com solicitação da Carteira de Identificação da Pessoa com Deficiência e do Passe Legal e Passe Livre.

10 de dezembro de 2020

Compartilhe

Outra ação oferecida é a emissão de 1ª e 2ª via da carteira de identidade. (Foto: Divulgação)

A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), por meio da Secretaria Executiva da Pessoa com Deficiência, realiza a partir desta quinta-feira (10) uma mobilização social de atendimento ao público PcD de Beruri, que completa nesta data, 39 anos de fundação.

As ações no município vão acontecer até a sexta-feira (11), das 8h às 17h, na unidade do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), localizado na rua José Amorim, no Centro.

Serviços para PcDs

A finalidade é realizar serviços de cadastro de pessoas com deficiência e medição de cadeira de rodas, solicitação de Carteira de Identificação da Pessoa com Deficiência, solicitação de Passe Legal e Passe Livre, além de emissão de 1ª e 2ª via de Certidão de Registro Geral (RG).

O secretário William Abreu, titular da Sejusc, diz que a ação tem importância significativa para a população do interior, pois leva acessibilidade e inclusão a zonas mais afastadas da capital. Segundo ele, a inclusão é uma das pautas primordiais da gestão do governador Wilson Lima.

A secretária executiva da Pessoa com Deficiência da Sejusc, Lêda Maia, afirmou que o evento ajuda a ampliar o conhecimento da população do interior sobre os serviços da Sejusc voltados ao público PcD.

“As ações acontecem para oferecer um serviço completo para pessoas com deficiência. É muito importante ações nos municípios, porque, além de conseguirmos atualizar o banco de dados de pessoas que necessitam dos nossos serviços, nós também conseguimos oferecer uma ação conjunta, pois um serviço está diretamente ligado ao outro. Por exemplo: se uma pessoa vai emitir uma carteira PcD, mas não tem o RG, ela pode solicitar o documento conosco”, disse a secretária.

Documentos

Para obter a Carteira, os interessados (responsáveis ou PcDs) podem solicitar o documento por meio do aplicativo Sasi, disponível para download em celulares com sistema Android e iOS, ou de forma presencial no Núcleo PcD da Sejusc, situado na rua Salvador, 456, Adrianópolis, zona centro-sul de Manaus.

Cadeira de rodas

A solicitação de cadeira de rodas acontece no setor de Análise Social do Núcleo PcD ou através do contato (92) 98483-5963.

Nele, o beneficiário ou responsável deve apresentar todos os documentos em cópia: RG, CPF, comprovante de residência, cartão do SUS e laudo médico. Em seguida, acontece o processo de medição, que consiste em uma vistoria das medidas do solicitante. Este processo define qual tipo de cadeira será disponibilizada.

Leia mais sobre Cidades

Adaf implanta internet via satélite em 51 unidades do Amazonas

A Adaf iniciou, na última semana, a implantação de internet via satélite em 51 Unidades de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsavs) no interior do Amazonas.

19 de abril de 2021

Cultura abre nova chamada para adequação de propostas da Lei Aldir Blanc

A medida é voltada para os projetos que precisam de alterações devido aos decretos governamentais para enfrentamento da Covid-19 no Amazonas.

19 de abril de 2021

Tribunal de Contas do Amazonas avalia 22 processos nesta terça-feira

Entre os processos da pauta está a prestação de contas da então secretária de Assistência Social do Estado (Seas) em 2019, Maria Joseilda Pinheiro.

19 de abril de 2021

Instituto intensifica atendimento ao produtor em Itacoatiara

O Idam realizou atendimento a 150 pequenos produtores de oito comunidades de Itacoatiara, incluindo cadastramento para emissão do Cartão do Produtor Primário.

19 de abril de 2021

Fundação inicia ‘Semana dos Povos Indígenas’ nesta segunda-feira

Fundação Estadual do Índio lança a Semana dos Povos Indígenas, com programação que inicia nesta segunda-feira e vai até dia 23,

19 de abril de 2021

Sine retorna aos atendimentos presenciais no shopping Phelippe Daou

Os atendimentos ao público externo serão realizados mediante agendamento prévio no site do Sine, mas os serviços permancem em funcionamento pelo Whatsapp.

18 de abril de 2021

Mural de 34 metros recupera memória indígena no Centro Histórico

A Praça Dom Pedro II foi escolhida para receber a exposição por ser um antigo cemitério indígena de Manaus. O mural será inaugurado amanhã para comemorar o Dia do Índio.

18 de abril de 2021

Governo lança edital para criação da identidade visual de 125 anos do Teatro Amazonas

Podem participar pessoas físicas e jurídicas, maiores de 18 anos, artistas locais, profissionais e estudantes de artes, designer e publicidade. Inscrições vão até 31 de maio.

17 de abril de 2021