fbpx

quarta, 21 de abril de 2021

Atendimento aos pacientes com sintomas de Covid deve ser primeiro em UBS

O alerta é da Secretaria de Estado de Saúde que quer evitar que os pacientes cheguem às unidades de urgência/emergência com quadro agravados.

31 de dezembro de 2020

Compartilhe

A orientação é que a população procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima (Foto: Divulgação)

Para evitar que os pacientes com novo coronavírus (Covid-19) cheguem às unidades de urgência e emergência da rede estadual com o quadro clínico agravado, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) alerta a população sobre a importância do diagnóstico e tratamento precoce da doença.

Por isso, aos primeiros sintomas, a SES-AM orienta que a população procure a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima.

Caso surjam sintomas como tosse seca, cansaço, febre e dores no corpo, a população deve se encaminhar às unidades de atenção básica para que um médico faça a sua avaliação e indique o tratamento mais apropriado.

A secretária executiva adjunta de Atenção à Urgência e Emergência da SES-AM, Mônica Melo, ressalta que, além do início dos sintomas, a população deve ficar atenta às pessoas próximas com sinais da Covid-19. Ela enfatiza que, em momento de pandemia, qualquer gripe pode ser Covid-19.

“Se você apresentar sinais e sintomas, como se fosse uma gripe – e todo mundo infelizmente desvaloriza a importância de se tratar gripe –, fique atento, porque a gripe pode ser a Covid. Hoje, esse paciente precisa procurar um serviço de saúde com profissionais capacitados como, por exemplo, a UBS mais próxima da sua casa, para buscar um atendimento”, explicou.

A perda do olfato e paladar, além de problemas gastrointestinais, também são alguns sintomas característicos de Covid-19, para os quais a população deve ter atenção. A secretária de Urgência e Emergência reforça que o recebimento de atenção médica e o tratamento precoce são fundamentais.

“Nesse primeiro atendimento, as unidades vão confirmar a doença. Então isso é um diagnóstico precoce. As unidades vão orientar esse paciente de que são sinais e sintomas leves, e que se deve tomar bastante líquido, comer bem e manter repouso. Esse é o início de tratamento de qualquer doença viral, e para a Covid se mantém”, disse Mônica Melo.

Direcionamento pós-UBS

Dependendo da evolução do quadro clínico, de acordo com a secretária, após a primeira avaliação médica, o paciente será orientado a procurar outra unidade de saúde, de maior complexidade, como Serviços e Unidades de Pronto Atendimento (SPAs e UPAs) e prontos-socorros.

De acordo com ela, a importância do atendimento precoce se dá em função de que haja um atendimento oportuno, no tempo correto, logo no início da doença, e não com 10 a 15 dias de sinais e sintomas.

Atenção Básica no interior

Os números de letalidade da Covid-19 em Manaus e no interior demonstram a importância da atenção primária no enfrentamento da doença. Os municípios do interior do estado contam com cerca de 90% de cobertura de Atenção Básica, o que tem resultado em um número menor de pacientes graves e mortes. A letalidade no interior é de 1,60, enquanto em Manaus chega a 4,16, 60% a mais.

A participação da Atenção Básica nesse acompanhamento tem sido defendida por organismos internacionais, como a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), braço da Organização Mundial de Saúde (OMS) na América Latina.

Leia mais sobre Cidades

Em um ano, centros socioeducativos reduzem taxa de ocupação em 25%

O balanço apresentado pela secretária foi apresentado segundo as ações da pasta no decorrer de um ano. Mirtes também falou sobre os abrigos para pessoas que vivem nas ruas.

20 de abril de 2021

Inpa promove ‘Café com Inovação’ sobre propriedade intelectual

A primeira edição do Café com Inovação, de 2021, abordará a temática "Propriedade intelectual como ferramenta para estimular a inovação" e acontece dia 29.

20 de abril de 2021

Em Manaus, ex-secretário municipal é condenado a devolver R$ 2,5 milhões

O ex-titular da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), Luis Faustino da Costa Neto, teve as contas de 2016 consideradas irregulares pelo TCE-AM.

20 de abril de 2021

MPF recomenda implantação de distrito de saúde em Eirunepé

Secretaria Especial de Saúde Indígena deve adotar, no prazo de 60 dias, medidas necessárias para a implantação do Distrito Sanitário Especial Indígena Médio Juruá.

20 de abril de 2021

Governo estadual inicia levantamento técnico na comunidade da Sharp

A UGPE iniciou, nessa segunda-feira (19), um levantamento técnico para reconhecimento da área, na comunidade da Sharp, que serão integradas em um novo programa.

20 de abril de 2021

‘Auxílio Empreendedor’ encerra cadastro com 15.787 inscritos

O projeto “Auxílio Empreendedor”, coordenado pela Secretaria de Trabalho, Empreendedorismo e Inovação, encerrou as inscrições no domingo com o 15.787 inscritos.

20 de abril de 2021

Adaf implanta internet via satélite em 51 unidades do Amazonas

A Adaf iniciou, na última semana, a implantação de internet via satélite em 51 Unidades de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsavs) no interior do Amazonas.

19 de abril de 2021

Cultura abre nova chamada para adequação de propostas da Lei Aldir Blanc

A medida é voltada para os projetos que precisam de alterações devido aos decretos governamentais para enfrentamento da Covid-19 no Amazonas.

19 de abril de 2021