fbpx

quarta, 21 de abril de 2021

Arthur exonera Bisneto e Elisabeth Valeiko de cargos na prefeitura

Em edição extra do Diário Oficial do Município de Manaus de sexta-feira foi publicada a exoneração do filho e da esposa do prefeito de Manaus Arthur Neto

14 de dezembro de 2020

Compartilhe

A esposa e o filho do prefeito Arthur Neto eram titulares de secretarias municipais (Foto: Divulgação)

O prefeito de Manaus Arthur Neto (PSDB) exonerou o filho, o ex-deputado federal Arthur Bisneto e a primeira-dama do município, Elisabeth Valeiko da chefia da Casa Civil e da presidência do Fundo Manaus Solidária, respectivamente.

O decreto de exoneração, a contar de 1º janeiro de 2021, foi publicado em edição extra do DOM (Diário Oficial do Município de Manaus) de sexta-feira, 11.

O tucano nomeou o filho chefe da Casa Civil em 1º de setembro de 2017. Na ocasião, Arthur justificou que tomou a decisão “consciente” e a questão constitucional, em relação a prática de nepotismo, era “tudo uma tolice enorme”.

Antes, em maio, Arthur nomeou a esposa, Elisabeth Valeiko, para presidência do Fundo, com o status de secretária municipal e remuneração bruta de R$ 15 mil, segundo Portal da Transparência do Município.

Em junho de 2017, o Ministério Público de Contas do Amazonas emitiu recomendação ao prefeito de Manaus para que ele evitasse a prática de nepotismo, proibido pela Súmula 13 do Supremo Tribunal Federal, por meio da nomeação de “cônjuge, companheiro ou parente” em cargos de confiança ou comissionado dentro da administração municipal.

Na época, Arthur argumentou que não há nepotismo quando a natureza do cargo é política.

Eleição

Em abril de 2018, Bisneto entregou o cargo e disputou o Governo do Estado como vice na chapa do senador Omar Aziz (PSD), que ficou em terceiro lugar.

Após o pleito, ele reassumiu o comando da Casa Civil. Em 2019, o Ministério Público do Amazonas instaurou inquérito civil para investigar possível ato de nepotismo, praticado pelo tucano ao nomear o filho.

Na edição extra do DOM consta a exoneração de Luiz Alberto Carijó do cargo de secretário extraordinário; do procurador Rafael Albuquerque da chefia da Procuradoria Geral do Município; e Antônio Brandão da chefia da Casa Militar.

Entre os secretários da gestão tucana exonerados estão: Marcelo Magaldi (da Secretaria Municipal de Saúde), Kátia Schweickardt (da Secretaria Municipal de Educação), Lucas Bandiera (da Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão), Kellen Lopes (da Secretaria Municipal de Comunicação); Keltom Aguiar (da Secretaria Municipal de Infraestrutura).

Leia mais sobre Cidades

Em um ano, centros socioeducativos reduzem taxa de ocupação em 25%

O balanço apresentado pela secretária foi apresentado segundo as ações da pasta no decorrer de um ano. Mirtes também falou sobre os abrigos para pessoas que vivem nas ruas.

20 de abril de 2021

Inpa promove ‘Café com Inovação’ sobre propriedade intelectual

A primeira edição do Café com Inovação, de 2021, abordará a temática "Propriedade intelectual como ferramenta para estimular a inovação" e acontece dia 29.

20 de abril de 2021

Em Manaus, ex-secretário municipal é condenado a devolver R$ 2,5 milhões

O ex-titular da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), Luis Faustino da Costa Neto, teve as contas de 2016 consideradas irregulares pelo TCE-AM.

20 de abril de 2021

MPF recomenda implantação de distrito de saúde em Eirunepé

Secretaria Especial de Saúde Indígena deve adotar, no prazo de 60 dias, medidas necessárias para a implantação do Distrito Sanitário Especial Indígena Médio Juruá.

20 de abril de 2021

Governo estadual inicia levantamento técnico na comunidade da Sharp

A UGPE iniciou, nessa segunda-feira (19), um levantamento técnico para reconhecimento da área, na comunidade da Sharp, que serão integradas em um novo programa.

20 de abril de 2021

‘Auxílio Empreendedor’ encerra cadastro com 15.787 inscritos

O projeto “Auxílio Empreendedor”, coordenado pela Secretaria de Trabalho, Empreendedorismo e Inovação, encerrou as inscrições no domingo com o 15.787 inscritos.

20 de abril de 2021

Adaf implanta internet via satélite em 51 unidades do Amazonas

A Adaf iniciou, na última semana, a implantação de internet via satélite em 51 Unidades de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsavs) no interior do Amazonas.

19 de abril de 2021

Cultura abre nova chamada para adequação de propostas da Lei Aldir Blanc

A medida é voltada para os projetos que precisam de alterações devido aos decretos governamentais para enfrentamento da Covid-19 no Amazonas.

19 de abril de 2021