fbpx

quarta, 21 de abril de 2021

Aplicativo ‘Descubra Manaus’ vai divulgar roteiros turísticos da cidade

A nova tecnologia irá ajudar a população manauara a ter seus eventos e produtos divulgados em uma escala maior para os turistas que vêm em busca de eventos e culinária local.

21 de dezembro de 2020

Compartilhe

A plataforma vai estar disponível a partir do dia 25 de dezembro (Foto: Divulgação)

O prefeito Arthur Neto, em parceria com o Sidia Instituto de Ciência e Tecnologia, fez o lançamento da plataforma “Descubra Manaus”. Trata-se da primeira plataforma brasileira de soluções turísticas para smart cities, dando uma nova perspectiva para o turismo, tanto para visitantes quanto para os gestores do segmento.

A nova tecnologia irá ajudar a população manauara a ter seus eventos e produtos divulgados em uma escala maior para os turistas que vêm em busca dos eventos locais, shows, roteiros turísticos e da culinária local.

O “Descubra Manaus” poderá ser adquirido por meio do download gratuito para os sistemas Android e iOS.

“A plataforma vai estar disponível a partir do dia 25 de dezembro utilizando inteligência artificial e realidade aumentada. Com isso, o turista vai conseguir transitar, fazer sua própria agenda na cidade e o manauara vai poder conhecer muito melhor a sua cidade”, explicou o titular da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), Marcos Pessoa, que coordenou os trabalhos de desenvolvimento da nova plataforma.

A construção da ferramenta tecnológica envolveu uma equipe de 12 desenvolvedores multidiciplinares do Sidia, que trabalham de forma colaborativa com a prefeitura, por meio da Semtepi, e assim, puderam entender a fundo as reais necessidades daqueles que vêm em busca de entretenimento e conhecimento cultural das riquezas locais.

O coordenador de negócio e inovação do Sídia, Walfran Falcão, disse que a plataforma vai também fornecer informações para a nova gestão, no conceito de Cidade Inteligente. “A inteligência artificial vai promover informações para que o gestor possa tomar decisões e a realidade aumentada vai oferecer ao turismo ou local a possibilidade de simular uma visita pela cidade, por meio de um mapa com todas as atrações turísticas”, explicou.

O “Descubra Manaus” é um canal informativo, no qual as pessoas podem traçar um roteiro personalizado de acordo com o perfil, propósito e tempo de viagem. O usuário pode baixar o mapa da cidade em realidade aumentada e virtual com mais de 30 pontos turísticos. Além disso, a plataforma apresenta o calendário das principais atrações da cidade, shows, teatros eventos, recomendação de restaurantes e muito mais.

Ao chegar a um dos pontos escolhidos, o usuário deverá escanear o QR Code no início do passeio, e a partir disso terá acesso a informações e dados extras sobre a atração, com conteúdos criados por quem vive na cidade. Ao final do passeio, o usuário recebe um dos 12 selos, feitos exclusivamente para a plataforma.

Leia mais:

Leia mais sobre Cidades

Em um ano, centros socioeducativos reduzem taxa de ocupação em 25%

O balanço apresentado pela secretária foi apresentado segundo as ações da pasta no decorrer de um ano. Mirtes também falou sobre os abrigos para pessoas que vivem nas ruas.

20 de abril de 2021

Inpa promove ‘Café com Inovação’ sobre propriedade intelectual

A primeira edição do Café com Inovação, de 2021, abordará a temática "Propriedade intelectual como ferramenta para estimular a inovação" e acontece dia 29.

20 de abril de 2021

Em Manaus, ex-secretário municipal é condenado a devolver R$ 2,5 milhões

O ex-titular da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), Luis Faustino da Costa Neto, teve as contas de 2016 consideradas irregulares pelo TCE-AM.

20 de abril de 2021

MPF recomenda implantação de distrito de saúde em Eirunepé

Secretaria Especial de Saúde Indígena deve adotar, no prazo de 60 dias, medidas necessárias para a implantação do Distrito Sanitário Especial Indígena Médio Juruá.

20 de abril de 2021

Governo estadual inicia levantamento técnico na comunidade da Sharp

A UGPE iniciou, nessa segunda-feira (19), um levantamento técnico para reconhecimento da área, na comunidade da Sharp, que serão integradas em um novo programa.

20 de abril de 2021

‘Auxílio Empreendedor’ encerra cadastro com 15.787 inscritos

O projeto “Auxílio Empreendedor”, coordenado pela Secretaria de Trabalho, Empreendedorismo e Inovação, encerrou as inscrições no domingo com o 15.787 inscritos.

20 de abril de 2021

Adaf implanta internet via satélite em 51 unidades do Amazonas

A Adaf iniciou, na última semana, a implantação de internet via satélite em 51 Unidades de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsavs) no interior do Amazonas.

19 de abril de 2021

Cultura abre nova chamada para adequação de propostas da Lei Aldir Blanc

A medida é voltada para os projetos que precisam de alterações devido aos decretos governamentais para enfrentamento da Covid-19 no Amazonas.

19 de abril de 2021