fbpx

domingo, 24 de janeiro de 2021

Aplicativo ‘Descubra Manaus’ vai divulgar roteiros turísticos da cidade

A nova tecnologia irá ajudar a população manauara a ter seus eventos e produtos divulgados em uma escala maior para os turistas que vêm em busca de eventos e culinária local.

21 de dezembro de 2020

Compartilhe

A plataforma vai estar disponível a partir do dia 25 de dezembro (Foto: Divulgação)

O prefeito Arthur Neto, em parceria com o Sidia Instituto de Ciência e Tecnologia, fez o lançamento da plataforma “Descubra Manaus”. Trata-se da primeira plataforma brasileira de soluções turísticas para smart cities, dando uma nova perspectiva para o turismo, tanto para visitantes quanto para os gestores do segmento.

A nova tecnologia irá ajudar a população manauara a ter seus eventos e produtos divulgados em uma escala maior para os turistas que vêm em busca dos eventos locais, shows, roteiros turísticos e da culinária local.

O “Descubra Manaus” poderá ser adquirido por meio do download gratuito para os sistemas Android e iOS.

“A plataforma vai estar disponível a partir do dia 25 de dezembro utilizando inteligência artificial e realidade aumentada. Com isso, o turista vai conseguir transitar, fazer sua própria agenda na cidade e o manauara vai poder conhecer muito melhor a sua cidade”, explicou o titular da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), Marcos Pessoa, que coordenou os trabalhos de desenvolvimento da nova plataforma.

A construção da ferramenta tecnológica envolveu uma equipe de 12 desenvolvedores multidiciplinares do Sidia, que trabalham de forma colaborativa com a prefeitura, por meio da Semtepi, e assim, puderam entender a fundo as reais necessidades daqueles que vêm em busca de entretenimento e conhecimento cultural das riquezas locais.

O coordenador de negócio e inovação do Sídia, Walfran Falcão, disse que a plataforma vai também fornecer informações para a nova gestão, no conceito de Cidade Inteligente. “A inteligência artificial vai promover informações para que o gestor possa tomar decisões e a realidade aumentada vai oferecer ao turismo ou local a possibilidade de simular uma visita pela cidade, por meio de um mapa com todas as atrações turísticas”, explicou.

O “Descubra Manaus” é um canal informativo, no qual as pessoas podem traçar um roteiro personalizado de acordo com o perfil, propósito e tempo de viagem. O usuário pode baixar o mapa da cidade em realidade aumentada e virtual com mais de 30 pontos turísticos. Além disso, a plataforma apresenta o calendário das principais atrações da cidade, shows, teatros eventos, recomendação de restaurantes e muito mais.

Ao chegar a um dos pontos escolhidos, o usuário deverá escanear o QR Code no início do passeio, e a partir disso terá acesso a informações e dados extras sobre a atração, com conteúdos criados por quem vive na cidade. Ao final do passeio, o usuário recebe um dos 12 selos, feitos exclusivamente para a plataforma.

Leia mais:

Veja mais notícias

Central Integrada de Fiscalização vistoria sete estabelecimentos

Três bares foram flagrados funcionando, mas sem aglomeração, e os proprietários foram orientados a fechar o local.

23 de janeiro de 2021

Governo alinha critérios de vacinação dos trabalhadores da saúde

A expectativa é de que a imunização contra Covid-19 nos hospitais retorne ainda nesta sexta-feira (22) em 27 unidades, após a validação das propostas apresentadas.

22 de janeiro de 2021

Polícia prende 63 pessoas em bares clandestinos na zona Leste

A prisão aconteceu em cumprimento ao decreto governamental que proíbe a circulação e aglomeração de pessoas das 19h às 6h, devido à pandemia da Covid-19.

22 de janeiro de 2021

TSE suspende consequências para quem não votou nas eleições de 2020

Medida considera “que a persistência e o agravamento da pandemia da Covid-19 no país impõem aos eleitores que não compareceram à votação nas eleições".

22 de janeiro de 2021

Bolsistas do PBU ganham aumento automático nos descontos

A medida se aplicará a um total de 175 bolsistas do Programa Bolsa Universidade (PBU) integrados à modalidade com isenção tributária e que possuem prazo até 2023.

22 de janeiro de 2021

Sindicato das escolas particulares recomenda aulas on-line no AM

Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Amazonas orientam sobre aulas 100% na modalidade de ensino remoto por conta da pandemia de Covid-19

21 de janeiro de 2021

Após mortes, governador do Pará diz que não há escassez de oxigênio

De acordo com a Sespa, 159 cilindros de oxigênio medicinal foram levados de caminhão para Santarém, de onde foram transferidos para outras cidades do oeste paraense.

20 de janeiro de 2021

Farmacêuticos planejam estoques em unidades de Saúde

São 30 profissionais que já estão atuando em hospitais e SPAs e vão informar sobre cobertura diária de estoques para auxiliar na programação de abastecimento pela Cema.

20 de janeiro de 2021