fbpx

quinta, 21 de janeiro de 2021

Amazônia Conectada beneficia mais de dois mil alunos em Novo Airão

Projeto estabeleceu a conexão de internet para os moradores do município e foi fundamental para os estudantes no período de pandemia do novo coronavírus.

22 de dezembro de 2020

Compartilhe

Comitiva interministerial visitou Novo Airão hoje para vistoriar o andamento do projeto (Foto: Divulgação)

O Projeto Amazônia Conectada estabeleceu a conexão de internet para os moradores do município de Novo Airão (distante 195 quilômetros de Manaus) e beneficiou mais de dois mil alunos matriculados nas três escolas estaduais da cidade, desde o mês de março deste ano.

Segundo o representante do Ministério da Educação, Dilermando da Silva, o Projeto tem como meta possibilitar o acesso à internet em 444 escolas públicas ao redor do Amazonas até 2022.

Iniciando no mês de março, onde ocorreu o pico da pandemia de coronavírus no Amazonas, o funcionamento das redes de fibra óptica em Novo Airão possibilitou que os alunos da rede estadual fossem atendidos e pudessem assistir as aulas online.

A informação é da secretária Executiva Adjunta de Estado de Educação do interior, Ana Maria Freitas que, nesta terça-feira (22), esteve presente durante a visita Interministerial dos representantes do Ministério da Educação e Saúde ao município.

Segundo a secretária, os alunos das escolas estaduais Joaquim de Paula, Balbina Mestrinho e Danilo de Matos Areosa foram beneficiadas com o amplo funcionamento da internet em Novo Airão.

“Com a fibra óptica vamos poder trabalhar a distância em todas as nossas escolas e beneficiar mais de dois mil alunos”, afirmou.

Convergência

Segundo o representante do Ministério da Educação, Dilermando da Silva, o Projeto Amazônia Conectada converge com o Poejeto Escola Conectada do MEC, que tem como finalidade fornecer internet as escolas públicas ao redor do Brasil, em situação de vulnerabilidade. Os investimentos do MEC ao Amazônia Conectada somam R$ 18,5 milhões.

“A Amazônia Ocidental sempre foi um local esquecido com relação à conectividade. E essa pandemia nos ensinou, que a escola nunca mais vai ser só presencial. Vai ter de dar um ensino a distância. Apoiamos o Projeto Amazônia Conectada porque vai de encontro a tudo o que o MEC vem apregoando”, disse.

Cooperação com as Prefeituras

O prefeito do município, Frederico Júnior (PSC) afirmou que a cidade de Novo Airão é um dos principais locais turísticos do Estado e, por isso, a visita dos Ministérios foi positiva para a solução dos problemas de Internet e novos investimentos que vão impactar a Saúde e Educação.

“Tínhamos, também, uma precariedade muito grande no Hospital. Estou muito agradecido porque a solução tem chegado. Além disso, as escolas vão ser beneficiadas. Estou muito grato ao Governo Federal, na pessoa do presidente Jair Bolsonaro”, afirmou.

O vice-chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército, general Decílio Sales, afirmou que ida da comitiva Interministerial ao município de Novo Airão foi relevante para que o Governo Federal compreenda a importância da destinação de recursos para o Amazonas e acompanhe o desenvolvimento dos trabalhos que têm sido desenvolvidos em parceria com as prefeituras.

Reportagem: Izaías Godinho

Veja mais notícias

Sindicato das escolas particulares recomenda aulas on-line no AM

Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Amazonas orientam sobre aulas 100% na modalidade de ensino remoto por conta da pandemia de Covid-19

21 de janeiro de 2021

Após mortes, governador do Pará diz que não há escassez de oxigênio

De acordo com a Sespa, 159 cilindros de oxigênio medicinal foram levados de caminhão para Santarém, de onde foram transferidos para outras cidades do oeste paraense.

20 de janeiro de 2021

Farmacêuticos planejam estoques em unidades de Saúde

São 30 profissionais que já estão atuando em hospitais e SPAs e vão informar sobre cobertura diária de estoques para auxiliar na programação de abastecimento pela Cema.

20 de janeiro de 2021

MPE-AM escolherá lista sêxtupla para vaga de desembargador

O desembargador Djalma Martins da Costa terá aposentadoria compulsoriamente no dia 23 de fevereiro, quando atingirá idade limite para permanecer no serviço público.

20 de janeiro de 2021

Imprensa Oficial produz mil máscaras e 3 mil rótulos de álcool em gel

Itens serão distribuídos pelo Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza a acompanhantes e familiares de pacientes com Covid-19 em unidades de saúde da capital.

19 de janeiro de 2021

PRT11 viabiliza 1.200 macacões impermeáveis para os hospitais do AM

Os EPI’s serão distribuídos gratuitamente entre os profissionais de saúde, sobretudo a técnicos de enfermagem, maqueiros e enfermeiros, que atuam na linha de frente.

19 de janeiro de 2021

Secretarias de Educação suspendem serviço de matrículas

A medida acontece em razão do avanço da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) no Amazonas. Assim as novas datas para o retorno dos serviços não foram divulgadas.

19 de janeiro de 2021

ANAC divulga a lista de empresas autorizadas a transportar oxigênio

A iniciativa traz agilidade e amplia a contratação de aeronaves para o transporte de insumos médicos com segurança, principalmente para o Amazonas.

18 de janeiro de 2021