Projeto estabeleceu a conexão de internet para os moradores do município e foi fundamental para os estudantes no período de pandemia do novo coronavírus.
Comitiva interministerial visitou Novo Airão hoje para vistoriar o andamento do projeto (Foto: Divulgação)
O Projeto Amazônia Conectada estabeleceu a conexão de internet para os moradores do município de Novo Airão (distante 195 quilômetros de Manaus) e beneficiou mais de dois mil alunos matriculados nas três escolas estaduais da cidade, desde o mês de março deste ano.
Segundo o representante do Ministério da Educação, Dilermando da Silva, o Projeto tem como meta possibilitar o acesso à internet em 444 escolas públicas ao redor do Amazonas até 2022.
Iniciando no mês de março, onde ocorreu o pico da pandemia de coronavírus no Amazonas, o funcionamento das redes de fibra óptica em Novo Airão possibilitou que os alunos da rede estadual fossem atendidos e pudessem assistir as aulas online.
A informação é da secretária Executiva Adjunta de Estado de Educação do interior, Ana Maria Freitas que, nesta terça-feira (22), esteve presente durante a visita Interministerial dos representantes do Ministério da Educação e Saúde ao município.
Segundo a secretária, os alunos das escolas estaduais Joaquim de Paula, Balbina Mestrinho e Danilo de Matos Areosa foram beneficiadas com o amplo funcionamento da internet em Novo Airão.
“Com a fibra óptica vamos poder trabalhar a distância em todas as nossas escolas e beneficiar mais de dois mil alunos”, afirmou.
Segundo o representante do Ministério da Educação, Dilermando da Silva, o Projeto Amazônia Conectada converge com o Poejeto Escola Conectada do MEC, que tem como finalidade fornecer internet as escolas públicas ao redor do Brasil, em situação de vulnerabilidade. Os investimentos do MEC ao Amazônia Conectada somam R$ 18,5 milhões.
“A Amazônia Ocidental sempre foi um local esquecido com relação à conectividade. E essa pandemia nos ensinou, que a escola nunca mais vai ser só presencial. Vai ter de dar um ensino a distância. Apoiamos o Projeto Amazônia Conectada porque vai de encontro a tudo o que o MEC vem apregoando”, disse.
O prefeito do município, Frederico Júnior (PSC) afirmou que a cidade de Novo Airão é um dos principais locais turísticos do Estado e, por isso, a visita dos Ministérios foi positiva para a solução dos problemas de Internet e novos investimentos que vão impactar a Saúde e Educação.
“Tínhamos, também, uma precariedade muito grande no Hospital. Estou muito agradecido porque a solução tem chegado. Além disso, as escolas vão ser beneficiadas. Estou muito grato ao Governo Federal, na pessoa do presidente Jair Bolsonaro”, afirmou.
O vice-chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército, general Decílio Sales, afirmou que ida da comitiva Interministerial ao município de Novo Airão foi relevante para que o Governo Federal compreenda a importância da destinação de recursos para o Amazonas e acompanhe o desenvolvimento dos trabalhos que têm sido desenvolvidos em parceria com as prefeituras.
Reportagem: Izaías Godinho