fbpx

quarta, 21 de abril de 2021

Amazonenses reagem à proposta de criação da Zona Franca de Marajó

Reportagem do jornal Folha de São Paulo, publicada no último sábado, afirma que o Governo Federal deve iniciar ainda esse mês a discussão para a implantação do modelo no PA.

4 de janeiro de 2021

Compartilhe

Para o deputado José Ricardo, a criação de uma nova Zona Franca na região norte pode significar o fim da ZFM (Foto: Reprodução)

Uma reportagem do jornal Folha de S.Paulo, publicada no último sábado (2), afirma que o Governo Federal pretende criar, ainda em janeiro, um grupo de trabalho que vai discutir possibilidade de implantação da Zona Franca do Marajó, no Pará.

O modelo pretende conceder incentivos fiscais às indústrias de bioeconomia, em especial nos ramos cosmético, farmacêutico e alimentício.

Além disso, serviria de atração para pesquisadores de universidades estrangeiras que desenvolvam pesquisas em biotecnologia.

De acordo com a publicação, a ideia dos ministros da Economia, Paulo Guedes, e do Meio Ambiente, Ricardo Salles, é transformar a região em um polo de atração mundial para as empresas do setor e estimular o desenvolvimento sustentável.

O deputado federal José Ricardo (PT) criticou a proposta. Ele acredita que a promessa de criar uma nova Zona Franca Verde no Pará, é uma tentativa de reverter a imagem negativa do Governo Bolsonaro e, por conseguinte, do país mundo a fora, devido o crescimento das queimadas na região Amazônica e a cobrança do mercado internacional para alguma medida de proteção ambiental.

Para o parlamentar, a verdadeira Zona Franca Verde seria incentivar a industrialização com Isenção de IPI nas Áreas de Livre Comércio que utilizarem preponderantemente matéria prima regional.

Na opinião do petista, a proposta dificilmente vai sair do papel.

“Acho muito difícil acontecer a criação de uma nova Zona Franca. Principalmente, por um governo que negligencia questões ambientais e faz política anti-incentivos fiscais contra a Zona Franca de Manaus. Por que com o Pará seria diferente? Paulo Guedes declarou por diversas vezes que vai reavaliar toda a política de incentivos do país. Inclusive, já tentou transformar a Amazônia em Dubai e tomou diversas medidas que afetaram diretamente a ZFM”, criticou.

Medida pode representar o fim da ZFM

Zé Ricardo acrescenta ainda que criar um modelo de Zona Franca no mesmo modelo de Manaus em uma região com maior facilidade de logística e escoamento é acabar com a ZFM.

“Embora a criação de mais uma área incentivada seja muito difícil, precisamos estar atentos. Esse governo não tem projeto para desenvolver verdadeiramente a região Norte e essa ideia colocará a região em uma grande disputa, que não interessa aos amazônidas. Manteremos a luta pela ZFM, a qual o presidente ameaça constantemente com medidas de redução e com falácias”, finalizou o deputado.

ZFM já conta com incentivos para economia verde

Em entrevista ao Real Time1, o superintendente da Suframa, Algacir Polsin, afirmou que a concessão de benefícios para a chamada “economia verde” já é forte na Amazônia e deve ser ampliada, dentro do modelo Zona Franca Manaus.

Ele cita como exemplo a Lei nº 11.898/2009, que prevê incentivo para a produção industrial com matéria-prima regional, em todas as Áreas de Livre Comércio da Amazônia Ocidental e Amapá.

Ainda segundo o superintendente, a Suframa busca ampliar a área coberta pelo benefício.

Além disso, a autarquia atua na evolução da personalidade jurídica do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA) para movimentar ainda mais o setor, criando condições de negócios mais favoráveis à bioeconomia na Zona Franca de Manaus (ZFM).

Para o general Polsin, o modelo já detém a expertise no trato com a bioeconomia na região.

“É muito importante ver o governo federal reforçar a importância do tema e consideramos que é reconhecida por todos a expertise acumulada ao longo de quase 54 anos de Zona Franca de Manaus para que atendamos com sucesso a essa demanda.”

Reportagem: Lucas Raposo

Leia mais:

Leia mais sobre Cidades

Em um ano, centros socioeducativos reduzem taxa de ocupação em 25%

O balanço apresentado pela secretária foi apresentado segundo as ações da pasta no decorrer de um ano. Mirtes também falou sobre os abrigos para pessoas que vivem nas ruas.

20 de abril de 2021

Inpa promove ‘Café com Inovação’ sobre propriedade intelectual

A primeira edição do Café com Inovação, de 2021, abordará a temática "Propriedade intelectual como ferramenta para estimular a inovação" e acontece dia 29.

20 de abril de 2021

Em Manaus, ex-secretário municipal é condenado a devolver R$ 2,5 milhões

O ex-titular da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), Luis Faustino da Costa Neto, teve as contas de 2016 consideradas irregulares pelo TCE-AM.

20 de abril de 2021

MPF recomenda implantação de distrito de saúde em Eirunepé

Secretaria Especial de Saúde Indígena deve adotar, no prazo de 60 dias, medidas necessárias para a implantação do Distrito Sanitário Especial Indígena Médio Juruá.

20 de abril de 2021

Governo estadual inicia levantamento técnico na comunidade da Sharp

A UGPE iniciou, nessa segunda-feira (19), um levantamento técnico para reconhecimento da área, na comunidade da Sharp, que serão integradas em um novo programa.

20 de abril de 2021

‘Auxílio Empreendedor’ encerra cadastro com 15.787 inscritos

O projeto “Auxílio Empreendedor”, coordenado pela Secretaria de Trabalho, Empreendedorismo e Inovação, encerrou as inscrições no domingo com o 15.787 inscritos.

20 de abril de 2021

Adaf implanta internet via satélite em 51 unidades do Amazonas

A Adaf iniciou, na última semana, a implantação de internet via satélite em 51 Unidades de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsavs) no interior do Amazonas.

19 de abril de 2021

Cultura abre nova chamada para adequação de propostas da Lei Aldir Blanc

A medida é voltada para os projetos que precisam de alterações devido aos decretos governamentais para enfrentamento da Covid-19 no Amazonas.

19 de abril de 2021