fbpx

sexta, 25 de junho de 2021

Amazonas retoma captação de órgãos e tecidos para transplantes

A SES-AM reiniciou a captação de órgãos e tecidos no mês de março, passado o aumento de casos de Covid-19, desde o início do ano, no Amazonas.

15 de abril de 2021

Compartilhe

Captação de órgãos para transplantes é retomada no Amazonas (Foto: Divulgação)

A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) reiniciou a captação de órgãos e tecidos no mês de março, passado o aumento de casos de Covid-19 no início do ano. A primeira captação de órgãos de 2021 ocorreu no dia 13 do mês passado, no Hospital e Pronto-Socorro João Lúcio.

Conforme o coordenador da Central de Transplantes do Amazonas, médico-cirurgião de transplante de fígado, Marcos Lins, não houve uma interrupção no trabalho de captação de órgãos, mas uma baixa drástica das notificações de morte cerebral e, em outros casos, o óbito tinha diagnóstico de Covid-19, que é contraindicado para a doação.

Além da baixa no início deste ano, a captação também sofreu quedas nos meses de abril, maio e agosto de 2020, com nenhuma captação de órgãos e tecidos nesses meses, de acordo com Marcos Lins.

Fila por transplante

A fila de espera para transplante de córneas no Amazonas, no Banco de Olhos, está na faixa de 50 pacientes. Foram priorizados os transplantes de urgência, por conta da queda na captação deste tecido, impactado pela pandemia.

Procedimentos na captação

A captação de órgãos pode ser considerada doação, porém, o processo de doação é mais abrangente e a captação é referente à cirurgia de retirada dos órgãos para transplante.

Esse trabalho é realizado em hospitais com leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em pacientes com lesão cerebral, onde é aberto protocolo de morte encefálica. A Central de Transplante é notificada sobre a possibilidade de captação e passa a acompanhar o protocolo, adotando critérios rígidos e exames que são determinados pela legislação nacional.

Após confirmada a morte cerebral, é realizado o acolhimento familiar e oferecida a oportunidade da doação de órgãos. Se a família aceitar, são realizados os testes de compatibilidade, exames para detectar infecções – incluindo da Covid-19. Se os exames tiverem resultados satisfatórios, a cirurgia é feita para retirada dos órgãos.

Captação de órgãos no Amazonas

O estado já realizou 2.014 captações de córneas, entre 2004 e 2021. O trabalho de captação de fígado e rins iniciou em 2011, totalizando 46 fígados e 324 rins captados para transplante.

Leia mais:

Leia mais sobre Cidades

MP recomenda inclusão de escolas ribeirinhas de Manaus na Lei do Fundeb

A 59ª Promotoria de Justiça da Educação (PRODHED) explica que educação indígena difere da ribeirinha e que Semed precisa colocar essa representatividade na educação no campo.

25 de junho de 2021

Voluntários se mobilizam para ajudar famílias atingidas pela cheia

O grupo 'Parceiros Brilhantes' já conseguiu atender mil famílias de cinco municípios do Amazonas, além da capital, com alimentos e produtos de higiene pessoal.

25 de junho de 2021

FVS-AM testa em Coari nova geração de mosquiteiros no combate à malária

Estudo pioneiro no Amazonas avaliará como a utilização de dois inseticidas juntos nos mosquiteiros impactam na população do transmissor da doença.

25 de junho de 2021

Jornalista sofre agressão de servidores da prefeitura de Itacoatiara

Correspondente da Rede Amazônica, Leandro Marques, 22, foi atacado e ameaçado por assessores do prefeito Mário Abrahin durante reportagem; um servidor foi exonerado.

24 de junho de 2021

Campanha informa direitos de pessoas autistas no transporte coletivo

Objetivo é massificar a informação que a as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) não pagam tarifas de ônibus e podem emitir credencial para estacionamento.

24 de junho de 2021

Prefeitura e Procon-AM vão atuar juntos na fiscalização de serviços públicos

A iniciativa terá vigência de dois anos e não representa ônus financeiros para nenhuma das instituições conveniadas.

24 de junho de 2021

Diretora de conteúdo da Lupa diz que desinformação é ‘problema social’

Jornalista Natália Leal participou do webinário do portal RealTime1, com o tema “FACT-CHECKING – As consequências da desinformação e das fake news para a democracia”.

23 de junho de 2021

Ephigênio Salles será alargada e vai ganhar passarela para pedestres

O alargamento da via acontecerá a partir da saída do viaduto Miguel Arraes, até a entrada da avenida Via Láctea, no conjunto Morada do Sol.

23 de junho de 2021