fbpx

terça, 15 de junho de 2021

Amazonas destaca-se nacionalmente em número de novos negócios

O Amazonas ficou em segundo lugar entre os estados brasileiros que apresentaram os maiores crescimentos percentuais na abertura de negócios, no período de maio a agosto.

19 de setembro de 2020

Compartilhe

O avanço dos números do Amazonas se destaca em contraponto ao primeiro quadrimestre de 2020

O Amazonas ficou em segundo lugar entre os estados brasileiros que apresentaram os maiores crescimentos percentuais na abertura de negócios, no período de maio a agosto, em comparação ao primeiro quadrimestre de 2020 – com um aumento de 16,6%.

A informação é do Boletim do Mapa de Empresas – 2º Quadrimestre, divulgado pela Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia.

Os dados do boletim mostram ainda que a Junta Comercial do Estado do Amazonas (Jucea) registrou, de maio a agosto, um total de 13.578 novas empresas.

O número representa uma variação de 16,6%, em relação ao primeiro quadrimestre de 2020, e de 21,3%, em relação ao 2º quadrimestre de 2019.

Segundo o boletim, o avanço dos números do Amazonas se destaca em contraponto ao primeiro quadrimestre de 2020, quando havia registrado um maior crescimento no número de empresas fechadas.

“O destaque é o Amazonas, que na edição anterior, era o estado com maior proporção de empresas fechadas. Neste quadrimestre, mostra-se em recuperação de forma ágil”, disse secretário Nacional do Governo Digital, Luis Felipe Monteiro, durante coletiva de imprensa de apresentação do boletim do 2º Quadrimestre, do Mapa de Empresas, na quinta-feira.

Relatório

De acordo com a presidente da Jucea, Maria de Jesus Lins, a partir do relatório será possível verificar quais medidas precisarão ser tomadas para que a autarquia amazonense melhore o tempo de espera do cidadão e o ambiente de negócios no Amazonas.


“Trabalhamos diariamente para melhorarmos os nossos serviços. Estamos em constantes atualizações para simplificarmos a abertura de empresas no nosso estado e, consequentemente, colaborar para que o ambiente de negócios no Amazonas seja mais atrativo. E acredito que isso seja possível pelo trabalho de apoio ao empreendedor que vem sendo realizado pelo Governo do Estado”, afirmou Maria de Jesus Lins.

Para a elaboração do relatório, a Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia analisa os dados de registro mercantil das juntas comerciais dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal

Leia mais sobre Cidades

Regularização fundiária vai beneficiar 60 mil famílias até 2022

A promessa é do prefeito de Manaus, David Almeida, que prevê regularizar as propriedades de familiares que residem em 14 bairros e comunidades da capital amazonense.

14 de junho de 2021

Inscrições para o exame supletivo são reabertas e encerram dia 23 de junho

Provão Eletrônico da Secretaria de Educação será aplicado de forma presencial, entre os dias 28 de junho e 30 de setembro; inscrições são gratuitas.

14 de junho de 2021

Qualificação: edital oferece 150 vagas para cursos profissionalizantes, confira

O Processo Seletivo Simplificado é uma inciativa do governo do Estado e o Senac para promover qualificação em todo o Amazonas. As inscrições são on-line.

13 de junho de 2021

Roteiros turísticos no AM podem concorrer ao Prêmio Mário Tadros

Os roteiros devem apresentar as cidade de Manaus Itacoatiara, Manacapuru, Novo Airão, Presidente Figueiredo e Rio Preto da Eva.

13 de junho de 2021

Mobbi Brasil inicia operações em Manaus neste sábado

Aplicativo de transporte conta com cinco modalidades, com intuito de atender aos objetivos dos usuários.

12 de junho de 2021

Hemoam terá programação especial em alusão ao Junho Vermelho

Durante todo o mês, a programação do Hemoam inclui caravanas de doações realizadas em parceria com as igrejas, o poder legislativo estadual, além da sociedade civil.

12 de junho de 2021

Manaus conta com esquema especial de trânsito para atender vacinação

Frota de ônibus em Manaus terá reforço de 45 veículos extras servir aos operadores nos terminais de integração T3, T4 e T5 durante imunização de pessoas a partir de 40 anos.

11 de junho de 2021

Você sabe identificar o que é verdade e o que é mentira na internet?

A jornalista Eliane Cantanhêde, colunista de O Estado de S. Paulo e comentarista da Globonews, é convidada do RealTime1+1 para debater sobre fake news, nesta terça, AO VIVO.

11 de junho de 2021