fbpx

quinta, 21 de janeiro de 2021

Agricultores familiares do Careiro da Várzea recebem capacitação

Os agricultores familiares do Careiro da Várzea receberam capacitação sobre cultura do abacaxi. O município é o segundo maior produtor do fruto no Amazonas.

18 de dezembro de 2020

Compartilhe

A produção do município estimada, para este ano, até agora é superior a 1,25 milhão de frutos. (Foto: Divulgação)

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) capacitou 20 agricultores familiares no Careiro da Várzea (a 25 quilômetros de Manaus) com o curso “A cultura do abacaxi no Estado do Amazonas”, realizado no início de dezembro.

O município é o segundo maior produtor do fruto do Amazonas. O curso foi uma realização da unidade local do Idam em Manaus em parceria com o Idam no Careiro da Várzea.

Teoria e prática

A capacitação reuniu 20 agricultores familiares da Associação dos produtores rurais do Ramal das Torres (Asprorat) e foi realizada em uma escola pública no Ramal do Miriti já com estrutura para a realização de cursos. De acordo com a gerente da unidade local do Idam no Careiro da Várzea, Alcelene Salerno, a capacitação ocorreu durante três dias – de 2 a 4 de dezembro – de modo teórico e prático.

“Os agricultores familiares viram no campo alguns problemas de sanidade, de falta de adubação, entre outros, referentes ao cultivo do abacaxi”, detalhou.

O curso foi ministrado pela engenheira agrônoma do Idam, que integra a Gerência de Produção Vegetal (GPV), Silvia Christina de Abreu. Segundo ela, a atividade teve como “objetivo capacitar agricultores sobre os aspectos relacionados à cadeia produtiva do abacaxi, visando implementar melhorias no sistema produtivo da cultura”.

De acordo com dados do Idam, em 2019 o município de Careiro da Várzea produziu 6 milhões de frutos de abacaxi. O primeiro lugar do ranking no estado é de Itacoatiara, onde se destaca o distrito de Novo Remanso, e o município produziu ano passado 69,2 milhões de frutos.

Balanço

A gerente da unidade local de Careiro da Várzea destacou que, atualmente, 55 agricultores familiares produzem abacaxi no município em terra firme, e a produção estimada deste ano até agora é superior a 1,25 milhão de frutos. Além de abacaxi, produzem também hortaliças (como coentro, cebolinha e couve), cheiro-verde, feijão de metro, macaxeira, farinha de mandioca, tucumã (extravistimo) e pupunha (cultivo).

Durante este ano, também, mesmo diante do Covid-19 foram emitidas – entre novas e renovações – cerca de 200 Declarações de Aptidão ao Pronaf (DAP), aproximadamente 600 Cartões do Produtor Primário (CPP). Entre novos documentos e renovações, foi expedida ainda uma média de 70 Cadastros Ambientais Rurais (CAR).

Além disso, segundo Alcelene, durante o ano 12 associações (de terra firme e da várzea) participaram do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), e a previsão é entregar 400 toneladas de alimentos, além de associações e agricultores rurais individuais que participaram do PAA da Sepror com previsão de entrega de 200 toneladas de alimentos.

Entre os itens mais comercializados estão abacaxi, macaxeira, coentro, cebolinha, couve, brócolis (regional), espinafre (regional), feijão-de-metro, maxixe, pepino, abóbora, jerimum de leite, melancia e milho.

Leia mais:

Veja mais notícias

Sindicato das escolas particulares recomenda aulas on-line no AM

Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Amazonas orientam sobre aulas 100% na modalidade de ensino remoto por conta da pandemia de Covid-19

21 de janeiro de 2021

Após mortes, governador do Pará diz que não há escassez de oxigênio

De acordo com a Sespa, 159 cilindros de oxigênio medicinal foram levados de caminhão para Santarém, de onde foram transferidos para outras cidades do oeste paraense.

20 de janeiro de 2021

Farmacêuticos planejam estoques em unidades de Saúde

São 30 profissionais que já estão atuando em hospitais e SPAs e vão informar sobre cobertura diária de estoques para auxiliar na programação de abastecimento pela Cema.

20 de janeiro de 2021

MPE-AM escolherá lista sêxtupla para vaga de desembargador

O desembargador Djalma Martins da Costa terá aposentadoria compulsoriamente no dia 23 de fevereiro, quando atingirá idade limite para permanecer no serviço público.

20 de janeiro de 2021

Imprensa Oficial produz mil máscaras e 3 mil rótulos de álcool em gel

Itens serão distribuídos pelo Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza a acompanhantes e familiares de pacientes com Covid-19 em unidades de saúde da capital.

19 de janeiro de 2021

PRT11 viabiliza 1.200 macacões impermeáveis para os hospitais do AM

Os EPI’s serão distribuídos gratuitamente entre os profissionais de saúde, sobretudo a técnicos de enfermagem, maqueiros e enfermeiros, que atuam na linha de frente.

19 de janeiro de 2021

Secretarias de Educação suspendem serviço de matrículas

A medida acontece em razão do avanço da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) no Amazonas. Assim as novas datas para o retorno dos serviços não foram divulgadas.

19 de janeiro de 2021

ANAC divulga a lista de empresas autorizadas a transportar oxigênio

A iniciativa traz agilidade e amplia a contratação de aeronaves para o transporte de insumos médicos com segurança, principalmente para o Amazonas.

18 de janeiro de 2021