fbpx

domingo, 17 de janeiro de 2021

Abrasel: faturamento de bares e restaurantes deve cair 50% em 2020

Apesar das expectativas positivas com as festas de fim do ano, resultados de dezembro não serão suficientes para recuperar as perdas causadas pela pandemia no setor.

11 de dezembro de 2020

Compartilhe

Apesar das boas expectativas com relação ao mês de dezembro, o setor de alimentação fora do lar no Amazonas deverá fechar 2020 com faturamento 50% menor do que foi registrado no ano passado.

A previsão é do presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Amazonas (Abrasel), Fábio Cunha.

De acordo com o empresário, as festas de fim de ano e o novo protocolo de reabertura dos bares e restaurantes, anunciado pelo governador Wilson Lima no último dia 25 de novembro, representam uma luz no fim do longo túnel no qual o setor de bares e restaurantes se encontrava desde o início da pandemia.

“A expectativa para dezembro é boa porque o pior já passou. O protocolo de retomada, que permite 50% de ocupação, já representa grande avanço para nós que passamos sete meses fechados, principalmente para os bares. Estamos orientando a todos para que possam atender com responsabilidade a esse protocolo, observando a questão da capacidade e das boas práticas de atendimento”, ressaltou o presidente.

Além da ocupação de 50% dos estabelecimentos, com limite de até 500 pessoas, o novo protocolo determina horário de funcionamento até 1h da manhã e proíbe a utilização de pistas de dança e venda de ingressos.

Mesmo com a expectativa positiva para as festas de fim de ano, Fábio prevê uma queda de 50% no faturamento acumulado neste ano, como consequência do isolamento social causado pela pandemia.

“Nunca vamos recuperar o prejuízo desses meses parados. Esses prejuízo já foi tomado. O que estamos fazendo agora é tentar amenizar esse prejuízo com o mês de dezembro. Mas acredito que não chegaremos perto dos números do ano passado. Vai haver uma queda de 50%, principalmente no mercado formal”, lamenta.

Reportagem: Lucas Raposo

Veja mais notícias

Prefeitura convoca aprovados em processo seletivo de estágio

Estudantes deverão comparecer até o dia 23 na Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania com os documentos e exames médicos elencados no edital.

16 de janeiro de 2021

Prefeitura cria link de acesso para o programa ‘Nossa Merenda’

A Semed informa que esse processo é para evitar aglomeração nas escolas e garantir o pagamento do auxílio aos alunos que ainda não foram beneficiados.

15 de janeiro de 2021

Governo relança edital para contratar médicos de cirurgia vascular

As empresas interessadas no chamamento público deverão comparecer, na segunda-feira (18), às 8h30, na sede do CSC, localizada na rua Belo Horizonte, 1.420, Adrianópolis.

15 de janeiro de 2021

Pessoas com deficiência recebem doação de cilindros de oxigênio

De acordo Mirtes Salles, titular da Sejusc, a empresa Nitron da Amazônia fará a recarga de oxigênio às famílias com PcDs até que a situação no Estado normalize.

15 de janeiro de 2021

FCecon suspende cirurgias e serviço de endoscopia por 13 dias

Segundo o diretor-presidente da FCecon, Gerson Mourão, o objetivo é preservar vidas e garantir que a reserva de oxigênio seja destinada aos pacientes já internados.

15 de janeiro de 2021

Infectologista de Manaus esclarece riscos de reinfecção da Covid-19

FVS-AM confirmou o primeiro caso de reinfecção no Amazonas na última quarta-feira (13). De acordo com médicos, muitos pacientes relaxam os após contrair o vírus.

15 de janeiro de 2021

#SOSManaus: artistas nacionais se unem para ajudar pacientes com Covid

Nas redes sociais, a situação crítica que Manaus se encontra por conta da pandemia ganhou a solidariedade de vários artistas nacionais. Eles vão doar cilindros de oxigênio.

14 de janeiro de 2021

White Martins comunica que faz operação de crise para atender o AM

No cenário atual de crise, a White Martins conseguiu recentemente ampliar até o limite máximo a capacidade de produção da planta de Manaus de 25 para 28 mil m3/dia.

14 de janeiro de 2021