fbpx

terça, 20 de abril de 2021

Abrasel: faturamento de bares e restaurantes deve cair 50% em 2020

Apesar das expectativas positivas com as festas de fim do ano, resultados de dezembro não serão suficientes para recuperar as perdas causadas pela pandemia no setor.

11 de dezembro de 2020

Compartilhe

Apesar das boas expectativas com relação ao mês de dezembro, o setor de alimentação fora do lar no Amazonas deverá fechar 2020 com faturamento 50% menor do que foi registrado no ano passado.

A previsão é do presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Amazonas (Abrasel), Fábio Cunha.

De acordo com o empresário, as festas de fim de ano e o novo protocolo de reabertura dos bares e restaurantes, anunciado pelo governador Wilson Lima no último dia 25 de novembro, representam uma luz no fim do longo túnel no qual o setor de bares e restaurantes se encontrava desde o início da pandemia.

“A expectativa para dezembro é boa porque o pior já passou. O protocolo de retomada, que permite 50% de ocupação, já representa grande avanço para nós que passamos sete meses fechados, principalmente para os bares. Estamos orientando a todos para que possam atender com responsabilidade a esse protocolo, observando a questão da capacidade e das boas práticas de atendimento”, ressaltou o presidente.

Além da ocupação de 50% dos estabelecimentos, com limite de até 500 pessoas, o novo protocolo determina horário de funcionamento até 1h da manhã e proíbe a utilização de pistas de dança e venda de ingressos.

Mesmo com a expectativa positiva para as festas de fim de ano, Fábio prevê uma queda de 50% no faturamento acumulado neste ano, como consequência do isolamento social causado pela pandemia.

“Nunca vamos recuperar o prejuízo desses meses parados. Esses prejuízo já foi tomado. O que estamos fazendo agora é tentar amenizar esse prejuízo com o mês de dezembro. Mas acredito que não chegaremos perto dos números do ano passado. Vai haver uma queda de 50%, principalmente no mercado formal”, lamenta.

Reportagem: Lucas Raposo

Leia mais sobre Cidades

Adaf implanta internet via satélite em 51 unidades do Amazonas

A Adaf iniciou, na última semana, a implantação de internet via satélite em 51 Unidades de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsavs) no interior do Amazonas.

19 de abril de 2021

Cultura abre nova chamada para adequação de propostas da Lei Aldir Blanc

A medida é voltada para os projetos que precisam de alterações devido aos decretos governamentais para enfrentamento da Covid-19 no Amazonas.

19 de abril de 2021

Tribunal de Contas do Amazonas avalia 22 processos nesta terça-feira

Entre os processos da pauta está a prestação de contas da então secretária de Assistência Social do Estado (Seas) em 2019, Maria Joseilda Pinheiro.

19 de abril de 2021

Instituto intensifica atendimento ao produtor em Itacoatiara

O Idam realizou atendimento a 150 pequenos produtores de oito comunidades de Itacoatiara, incluindo cadastramento para emissão do Cartão do Produtor Primário.

19 de abril de 2021

Fundação inicia ‘Semana dos Povos Indígenas’ nesta segunda-feira

Fundação Estadual do Índio lança a Semana dos Povos Indígenas, com programação que inicia nesta segunda-feira e vai até dia 23,

19 de abril de 2021

Sine retorna aos atendimentos presenciais no shopping Phelippe Daou

Os atendimentos ao público externo serão realizados mediante agendamento prévio no site do Sine, mas os serviços permancem em funcionamento pelo Whatsapp.

18 de abril de 2021

Mural de 34 metros recupera memória indígena no Centro Histórico

A Praça Dom Pedro II foi escolhida para receber a exposição por ser um antigo cemitério indígena de Manaus. O mural será inaugurado amanhã para comemorar o Dia do Índio.

18 de abril de 2021

Governo lança edital para criação da identidade visual de 125 anos do Teatro Amazonas

Podem participar pessoas físicas e jurídicas, maiores de 18 anos, artistas locais, profissionais e estudantes de artes, designer e publicidade. Inscrições vão até 31 de maio.

17 de abril de 2021