fbpx

terça, 20 de abril de 2021

52,2% dos trabalhadores do AM estavam na informalidade em novembro

Das 1,36 milhão de pessoas ocupadas em novembro, no Amazonas, 709 mil estavam na informalidade, número que representa mais da metade dos trabalhadores no período.

26 de dezembro de 2020

Compartilhe

709 mil ou 52,2% dos trabalhadores no Amazonas estavam na informalidade, em novembro (Foto: Reprodução)

Das 1,36 milhão de pessoas ocupadas em novembro, no Amazonas, 709 mil pessoas estavam ocupadas na informalidade, número que representa mais da metade dos trabalhadores no período (52,2%).

Os dados são da Pnad Covid-19, divulgados pelo IBGE.

Ainda segundo a Pnad, outras 73 mil pessoas ainda permaneciam ocupadas, mas afastadas do trabalho, número que vem decrescendo desde o início da pesquisa (maio de 2020).

39 mil pessoas ainda estavam afastadas do trabalho por conta do distanciamento social, e 33 mil estavam afastadas por um outro motivo diferente do distanciamento social.

Em relação ao trabalhador doméstico, a maioria eram trabalhadores sem carteira assinada (40 mil pessoas).

Já o número de pessoas ocupadas como trabalhador familiar auxiliar foi de 117 mil pessoas, em novembro.

Taxa de desocupação supera 18%

Além disso, a taxa de desocupação do Amazonas se manteve em 18,8%. No total, 314 mil pessoas estavam sem emprego no Estado.

Assim, a taxa de desocupação em novembro se manteve inalterada em relação a outubro, quando também alcançou 18,8%, a maior taxa desde o início da pesquisa.

Com o resultado, o Amazonas é a quinta unidade da federação com a maior taxa de desocupação. As maiores taxas foram as do Maranhão (21,7%), Amapá (20,9%) e Bahia (19,8%).

E as menores taxas as de Santa Catarina (7,6%), Rondônia (9,4%) e Mato Grosso do Sul (9,6%).

Ainda em novembro, o número de pessoas que estavam na força de trabalho e as pessoas não ocupadas que não procuraram trabalho, mas gostariam de trabalhar era de 2,30 milhões.

O número de pessoas não ocupadas que não procuraram trabalho por conta da pandemia ou por falta de trabalho na localidade, continua com tendência de queda, de 560 mil em maio para 376 mil em novembro.

Leia mais:

Leia mais sobre Cidades

Adaf implanta internet via satélite em 51 unidades do Amazonas

A Adaf iniciou, na última semana, a implantação de internet via satélite em 51 Unidades de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsavs) no interior do Amazonas.

19 de abril de 2021

Cultura abre nova chamada para adequação de propostas da Lei Aldir Blanc

A medida é voltada para os projetos que precisam de alterações devido aos decretos governamentais para enfrentamento da Covid-19 no Amazonas.

19 de abril de 2021

Tribunal de Contas do Amazonas avalia 22 processos nesta terça-feira

Entre os processos da pauta está a prestação de contas da então secretária de Assistência Social do Estado (Seas) em 2019, Maria Joseilda Pinheiro.

19 de abril de 2021

Instituto intensifica atendimento ao produtor em Itacoatiara

O Idam realizou atendimento a 150 pequenos produtores de oito comunidades de Itacoatiara, incluindo cadastramento para emissão do Cartão do Produtor Primário.

19 de abril de 2021

Fundação inicia ‘Semana dos Povos Indígenas’ nesta segunda-feira

Fundação Estadual do Índio lança a Semana dos Povos Indígenas, com programação que inicia nesta segunda-feira e vai até dia 23,

19 de abril de 2021

Sine retorna aos atendimentos presenciais no shopping Phelippe Daou

Os atendimentos ao público externo serão realizados mediante agendamento prévio no site do Sine, mas os serviços permancem em funcionamento pelo Whatsapp.

18 de abril de 2021

Mural de 34 metros recupera memória indígena no Centro Histórico

A Praça Dom Pedro II foi escolhida para receber a exposição por ser um antigo cemitério indígena de Manaus. O mural será inaugurado amanhã para comemorar o Dia do Índio.

18 de abril de 2021

Governo lança edital para criação da identidade visual de 125 anos do Teatro Amazonas

Podem participar pessoas físicas e jurídicas, maiores de 18 anos, artistas locais, profissionais e estudantes de artes, designer e publicidade. Inscrições vão até 31 de maio.

17 de abril de 2021