fbpx

domingo, 28 de fevereiro de 2021

28 de Agosto: Clínica cirúrgica reduz lotação e opera sem leitos extras

O Plano de Reorganização da unidade tem tido avanços e pela primeira vez, em muitos anos, a clínica cirúrgica do hospital registrou lotação baixo da capacidade de rotina.

14 de dezembro de 2020

Compartilhe

O resultado foi comemorado pela direção e pelas equipes médicas e de enfermagem. (Foto: Divulgação)

O Hospital e Pronto-Socorro (HPS) 28 de Agosto, na zona centro-sul de Manaus, comemorou essa semana, mais um avanço no Plano de Reorganização da unidade, desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio do Programa Saúde Amazonas.

O Plano de Reorganização da unidade tem tido avanços significativos. Pela primeira vez, em muitos anos, a clínica cirúrgica do hospital registrou lotação baixo da capacidade de rotina.

Pela primeira vez, em muitos anos, a Clínica Cirúrgica de Observação (CCO) registrou lotação abaixo de sua capacidade de rotina e operou sem os chamados leitos extras.

Parceria

O espaço tinha na última quarta-feira (9) 32 pacientes, quando no Plano de Capacidade Plena (PCP) pode comportar 33. Desenvolvido pela estratégia Lean nas Emergências, projeto do Ministério da Saúde desenvolvido pelo Hospital Sírio-Libanês para reduzir a superlotação em hospitais, o PCP está organizando os fluxos de pacientes no HPS 28 de Agosto.

“O governador Wilson Lima quer o fim da superlotação nos prontos-socorros, e estamos trabalhando isso com o apoio do Ministério da Saúde e do Hospital Sírio-Libanês. O trabalho é permanente, e nossas equipes estão empenhadas nesse propósito”, disse o secretário de Saúde, Marcellus Campêlo.

Comemoração

O resultado da CCO foi comemorado pela direção e pelas equipes médicas e de enfermagem no momento em que a sinalização especial atingiu a cor verde, indicando que o local estava sem leito extra, operando no nível de rotina estabelecido no PCP.

“Quando o número de pacientes supera a capacidade, somos obrigados a criar os leitos extras nas macas. Ontem foi a primeira vez, desde a implantação do Lean, que operamos sem leito extra na CCO, e vamos trabalhar para manter assim”, explica a diretora da Unidade Júlia Marques.

Segundo ela, há muito tempo a CCO não operava dentro do nível de rotina. Ao longo dos anos, a CCO tem sido um dos pontos de atenção do HPS 28 de Agosto.

É nesse espaço que pacientes que deram entrada na emergência ficam em observação médica, enquanto aguardam subida para um leito de internação, remoção para o centro cirúrgico, para outra unidade de referência ou para alta.

Lean nas Emergências

O Lean nas Emergências atua na organização do atendimento de modo que a situação do paciente seja resolvida no menor espaço de tempo, ajudando na rotatividade dos leitos e na redução da lotação.

Leia mais sobre Cidades

Hospital Francisca Mendes zera fila da embolização

Foram realizadas no período 163 embolizações, quando a meta era 150. Somente em fevereiro, foram 46 procedimentos, 16 a mais que a meta mensal.

28 de fevereiro de 2021

Zezinho Corrêa ganha homenagem em novo edital de cultura

O edital do Prêmio Zezinho Corrêa prevê premiação para os contemplados em oito categorias que vão do Circo ao Teatro e Dança.

27 de fevereiro de 2021

Agricultores receberão 42,8 toneladas de sementes para plantio

Programa Agro Amazonas da Secretaria de Produção Rural distribuirá kits de sementes a cerca de 13.700 agricultores familiares e produtores rurais dos 62 municípios do Estado.

27 de fevereiro de 2021

Profissionais do ‘Mais Médicos’ reforçam atenção básica em Manaus

Profissionais de saúde chegaram a Manaus nessa sexta-feira para reforçar equipes em atenção básica e diagnóstico de casos de Covid-19.

27 de fevereiro de 2021

Cartões de programas sociais são retidos no comércio do Amazonas

Cartões de programas sociais como auxílio emergencial e Bolsa Família são retidos no comércio de Nova Olinda do Norte como garantia.

26 de fevereiro de 2021

Unicef doa 60 kits de higiene para atender idosos em vulnerabilidade

Os itens serão repassados aos coordenadores dos grupos de idosos em vulnerabilidade e distribuídos aos cadastrados no "Idoso Ativo.

26 de fevereiro de 2021

Polícia encerra festa clandestina em condomínio da zona Centro-Sul

Os policiais estavam em patrulhamento de segurança na área quando perceberam o barulho de música em alto volume e aglomeração de pessoas.

26 de fevereiro de 2021

Condomínio Verona sofre inspeção após incêndio em Manaus

Após incêndio que atingiu cinco pessoas, condomínio Verona, situado na zona Norte, é inspecionado por técnicos de Prefeitura de Manaus.

26 de fevereiro de 2021