quinta-feira, 1 de outubro de 2026

Com 81 mil imigrantes, AM fica de fora de federal para assistência

Hoje no Amazonas moram imigrantes de diversas nacionalidades principalmente da Venezuela. Haiti, Colômbia, Peru.
COMPARTILHE
Imigrantes venezuelanos no Amazonas.

O Governo Federal divulgou, nesta sexta-feira (16/06), uma portaria liberando recurso de R$ 8 milhões para 15 municípios investirem em ações socioassistenciais para imigrantes e refugiados.

Com seis mil imigrantes só neste ano, o Amazonas ficou de fora da lista e não teve nenhuma cidade contemplada. Manaus é o principal destino desses imigrantes, mas consultada pelo RealTime1, a Prefeitura disse que ainda vai realizar uma reunião de análise para o co-financiamento com governo federal para atendimento dessa população.

De acordo com os dados do Sistema de Registro Nacional Migratório, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, moram no Amazonas imigrantes de diversas nacionalidades, principalmente oriundos da Venezuela, Haiti, Colômbia e Peru.

Ao todo, são 81.060 mil imigrantes.

Nos quatro primeiros meses deste ano, o Amazonas recebeu 6.003 mil imigrantes. A maioria permanece morando na capital amazonense.

Manaus é destino de venezuelanos

Manaus recebeu o segundo maior número de venezuelanos que foram deslocados voluntariamente pela Operação Acolhida, iniciada em 2018. Ao todo, 5.331 cidadãos do país vizinho foram interiorizados para a cidade, ficando atrás apenas de Curitiba, com 5.601 indivíduos.

Em nota enviada ao RealTime1, a Prefeitura de Manaus informou que será realizada uma reunião de análise sobre a proposta de atendimento a novos imigrantes e refugiados, haja visto que Manaus tem sido uma rota de passagem dessas populações, que têm procurado outros municípios para fixar residência.

COMPARTILHE