sábado, 27 de abril de 2024

faça parte da Comunidade RT1

Produtores rurais recebem capacitação para atuarem no ramo da piscicultura

O curso teve carga horária de 16h e tinha como objetivo foi mostrar como o monitoramento adequado da temperatura da água está relacionado à qualidade do pescado.
COMPARTILHE
piscicultura

Vinte e dois produtores rurais foram capacitados pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável (Idam) para realizarem o controle e correção da qualidade da água para atividade de piscicultura (criação de peixes). O curso faz parte das ações do Projeto Prioritário do Idam.

O objetivo foi mostrar como o monitoramento adequado da temperatura da água está relacionado à qualidade do pescado, considerando que a água possui todas as características químicas, físicas e biológicas que interagem de forma individual ou coletiva no desempenho da produção.

Com uma carga horária de 16 horas, o curso ministrado pelo engenheiro de pesca e gerente de Apoio à Aquicultura e Pesca do Idam, Daniel Borges, foi dividido em aulas teóricas e práticas. Entre os assuntos abordados estiveram a importância da qualidade da água, principais parâmetros, origens dos problemas, monitoramento e correção da água utilizada na piscicultura.

“Para que o piscicultor obtenha espécies com um bom desenvolvimento e uma produção economicamente viável, é preciso estar sempre atento no controle e correção da água utilizada nos viveiros”, destacou Daniel Borges.

Tecnologia

O uso de aeradores na piscicultura é uma prática de manejo que tem demonstrado ótimos resultados, porque melhora a qualidade da água e possibilita maior disponibilidade de oxigênio para os peixes. Além disso, a técnica, já utilizada no Amazonas, viabiliza o aumento da produção em tanques já existentes, sem a necessidade da abertura de novas áreas para construção de tanques.

Receba notícias do RT1 em primeira mão
quero receber no Whataspp
Quero receber no Facebook
Quero receber no Instagram

Para os produtores que desejam adquirir aeradores a preços subsidiados em até 80%, é possível se credenciar por meio do Edital de Doação Onerosa disponível no site da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), no endereço www.ads.am.gov.br. O credenciamento no edital encerra dia 22 de outubro deste ano.

Projeto prioritário

Implantado em 2019, o projeto voltado à atividade de piscicultura abrange 13 municípios do Amazonas, nos quais o Idam está intensificando a assistência técnica, com profissionalização, capacitação, metodologias participativas, acompanhamento técnico, elaboração de projetos de crédito rural e inserção de novas tecnologias.

COMPARTILHE