Como o portal RealTime1 havia antecipado em junho, em meio a quarentena provocada pela pandemia de Covid-19, o Festival Folclórico de Parintins deste ano foi agora oficialmente adiado para 2021.
O Governo do Amazonas comunicou, através de live na tarde desta sexta-feira, que adiou oficialmente para junho de 2021 a realização do 55ª Festival Folclórico de Parintins, acatando orientação do Comitê de Enfrentamento à Covid-19.
O comitê vê com preocupação o relaxamento geral da população quanto às medidas preventivas contra o novo coronavírus, como uso de máscaras e o distanciamento social.
Diante disso, as autoridades de saúde avaliam que não há segurança suficiente, neste momento, para a flexibilização de outras medidas restritivas como retomada de grandes eventos, a exemplo do Festival de Parintins.
“É claro que esse é um indicativo que a gente tem, e só vamos tomar qualquer decisão se tivermos a segurança necessária de realizar o evento, se não colocar a vida das pessoas em risco”, destacou o governador.
A Secretária de Estado da Saúde, Rosemary Pinto, no entanto fez questão de tranquilizar a população. O adiamento do Festival de Parintins, segundo ela, não é indicativo de que houve aumento significativo de casos.
“Estamos no mesmo patamar de antes da pandemia em termos de atendimento. Mas alguns casos ainda acontecem, principalmente devido a concentração de pessoas em festas e eventos, contrariando a determinação das autoridades de saúde”, disse a secretária.
No entanto, ela garantiu que não houve crescimento no número de pacientes fatais por conta da pandemia. “Segundo a Semulsp, a média de óbitos está em patamar normal. Não houve crescimento”, completou.
Já no índice de contaminação, a situação é mais preocupante. “As pessoas, principalmente das classes A e B, insistem em frequentar áreas de lazer sem a devida proteção. Isso favorece a disseminação do vírus”.
O secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo, informou durante a live que, além do Festival de Parintins, todos os demais eventos culturais previstos para este ano foram adiados ou cancelados.
Apolo explicou ainda que vai articular com a prefeitura de Manaus para intensificar a fiscalização quando ao uso de máscaras nos locais públicos. “O vírus ainda está por aí. A prevenção deve continuar”, encerrou.
Leia mais: