Em momentos de crise, a união entre aqueles que enfrentam os mesmos desafios para buscar soluções conjuntas pode ser decisiva. Na gestão pública, não é diferente.
Ao criar ou melhorar os serviços ligados ao trade, são gerados empregos, que aumentam a renda e a inclusão social. Esses são os principais benefícios proporcionados aos Municípios que se unem em rotas turísticas.
A área de Turismo da Confederação Nacional de Municípios (CNM) se movimenta nesse sentido. Lembra que existem muitas rotas já estabelecidas em território brasileiro, como a dos Vinhos no Rio Grande do Sul e a das Emoções no Nordeste para serem exploradas.
No ano passado, o Ministério do Turismo lançou uma iniciativa para promover a competitividade dessas localidades. É o programa Investe Turismo.
Dessa forma, o programa prevê um pacote de ações de investimentos, incentivos a novos negócios, acesso ao crédito, marketing, inovação e melhoria de serviços às cidades que compõem as rotas. Os primeiros contemplados são 158 Municípios de diferentes regiões.
Consórcios Públicos
Outro arranjo administrativo com a mesma proposta de promover um conjunto de destinos são os consórcios públicos. Segundo levantamento da CNM publicado em 2018, existem 85 consórcios que atuam no setor, sendo que sete desses são finalitários, ou seja, atuam exclusivamente na área.
Os Estados de São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Bahia lideram, com o maior número de organizações nesse modelo.
Oportunidades
Ao acompanhar as dificuldades enfrentadas pelos Municípios que têm parte ou quase a totalidade da receita baseada no turismo, a Confederação destaca que o panorama atual já permite visualizar os efeitos decorrentes da pandemia.
O setor, um dos mais atingidos economicamente, luta para que a retomada seja breve e próspera em todos os seus segmentos. Dessa maneira, também é fato conhecido que a crise sanitária moldou um novo tipo de viajante: mais tecnológico e preocupado com a sua segurança e a preservação do meio ambiente.
De acordo com os técnicos da entidade municipalista, é justamente aí que se encontram algumas oportunidades. O elemento novo, e que deve ser considerado pelos gestores, é que, no pós-pandemia, destinos menos explorados serão mais procurados.
A CNM acredita que essa é a chance dos pequenos Municípios usarem a criatividade para desenvolverem novas rotas e, assim, despontarem no mercado nacional.
Ainda, segundo eles, um plano estratégico bem estruturado entre cidades vizinhas e o uso do marketing de destinos turísticos podem ser os diferenciais na retomada do turismo nesses locais.
A equipe técnica de Turismo da CNM disponibiliza o e-mail [email protected], para auxiliar gestores municipais nesta retomada.
Fonte: CNM