Professores de todo o Brasil já podem solicitar, a partir desta quinta-feira (16/10), a Carteira Nacional Docente do Brasil (CNDB), que garante descontos em eventos culturais e 15% em diárias de hotéis associados à Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional).
A CNDB faz parte do programa Mais Professores para o Brasil, criado pelo Ministério da Educação (MEC) para valorizar a categoria.
O documento terá validade em todo o país e poderá ser emitido tanto por professores da rede pública quanto privada, em todos os níveis de ensino.
📲 Participe do canal do RealTime1 no Instagram
Quem tem direito
A Carteira Nacional Docente é um documento de identificação exclusivo para professores da educação básica e superior, sejam da rede pública federal, estadual ou municipal, ou ainda da rede privada.
Entre as vantagens confirmadas até agora estão:
- Descontos em cinemas, teatros, shows e eventos culturais;
- 15% de desconto em diárias de hotéis da rede ABIH Nacional;
- Cartão de crédito sem anuidade emitido pela Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil.
Cabe aos estados e municípios manter as informações atualizadas sobre seus profissionais da educação para que a emissão ocorra sem problemas.
Passo a passo para emitir a Carteira Nacional Docente
O processo é totalmente online e rápido. Para solicitar:
- Acesse o sistema Mais Professores usando a sua conta no gov.br: o site exibirá seus dados pessoais e vínculos com instituições de ensino.
- Confira as informações apresentadas: se houver algum erro, entre em contato com a instituição empregadora para fazer a correção antes de seguir.
- Informe o endereço completo e contatos atualizados (e-mail e telefone).
- Envie uma foto recente, seguindo os parâmetros exigidos pelo sistema.
- Visualize a prévia da carteira: o sistema mostrará a CNDB com sua foto e dados completos para conferência.
- Confirme a emissão: após a confirmação, a versão digital da carteira será gerada automaticamente, podendo ser baixada na hora.
A carteira digital já dará acesso imediato aos benefícios do programa. O MEC informou que outras vantagens serão anunciadas oficialmente em outubro, ampliando os benefícios oferecidos aos docentes.
Leia Mais: