quarta-feira, 23 de setembro de 2026

Somente dez municípios do AM aderiram às ações da Casa Verde e Amarela

O programa de Regularização Fundiária facilita o acesso a posse de terras por famílias de baixa renda; a ação Melhoria Residencial reforma casas em situação de risco.
COMPARTILHE
Casas no residencial Manauara serão entregues por David Almeida

Programa de Regularização Fundiária e Melhoria Habitacional, que integra as ações do Casa Verde e Amarela, já conta com a adesão de 1.254 municípios, dez deles são do Amazonas. A iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) visa regularizar mais de 100 mil imóveis de famílias de baixa renda, dos quais cerca de 20 mil também receberão adequações para garantir uma moradia digna.

“Temos a grata satisfação de observar o crescimento contínuo do interesse dos municípios em participar da modalidade de regularização fundiária e melhoria habitacional”, afirma o secretário nacional de Habitação do MDR, Alfredo dos Santos.

A regularização fundiária combate um problema histórico no País ao possibilitar o acesso ao título que garante o direito real sobre o lote das famílias, oferecendo segurança jurídica, a redução dos conflitos fundiários, a ampliação do acesso ao crédito, o estímulo à formalização de empresas e o aumento do patrimônio imobiliário do País.

Já a melhoria habitacional consiste na reforma e ampliação do imóvel, enfrentando problemas como deterioração, falta de banheiro, cobertura ou piso, instalações elétricas ou hidráulicas inadequadas e adensamento excessivo de moradores, entre outros.

De acordo com dados da Fundação João Pinheiro (FJP), ano base 2020, cerca de 24,9 milhões de moradias foram consideradas inadequadas em todo o País e 3,5 milhões precisam ser regularizadas.

Processo de adesão

A adesão dos municípios e do Distrito Federal é feita por meio de um sistema no portal do MDR. Após essa etapa, será publicado um calendário com prazos para as empresas privadas apresentarem proposta para o núcleo urbano informal, com a estratégia de regularização fundiária, que deverá receber anuência do poder público local.

Após a contratação das operações de regularização fundiária, o Distrito Federal e os municípios selecionarão as famílias desses núcleos que receberão, também, as obras de melhoria habitacional.

Informações da assessoria

Leia mais:

COMPARTILHE