O Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM) realizou, entre os dias 10 e 19 de março de 2025, a operação “Mês do Consumidor”, durante a qual foram fiscalizados 10.202 itens comercializados em Manaus e na Região Metropolitana. A ação teve como foco a verificação de balanças comerciais em supermercados, feiras e produtos essenciais para a segurança doméstica, como panelas de pressão, escadas metálicas e fogões a gás, além de alimentos pré-embalados. Durante a operação, 373 itens foram apreendidos e reprovados, e cinco estabelecimentos foram notificados.
A fiscalização foi conduzida por uma força-tarefa composta por equipes do setor de Pré-Medidos e dos departamentos de Metrologia Legal e Avaliação da Conformidade. Foram visitados 103 estabelecimentos comerciais, dos quais 9.211 itens estavam relacionados à segurança doméstica, 520 alimentos e 471 balanças comerciais.
Dos itens apreendidos, 363 eram panelas, frigideiras e sanduicheiras comercializadas sem o devido registro no Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Além disso, cinco balanças apresentaram erro de medição superior ao permitido, e cinco unidades de alimentos pré-embalados apresentaram divergência de peso entre o indicado na embalagem e o medido na balança durante a perícia.
O diretor-presidente do Ipem-AM, Renato Marinho, destacou a importância da operação para garantir a qualidade e segurança dos produtos comercializados e assegurar que o consumidor pague efetivamente pelo que está adquirindo.
“Reforçamos as nossas ações de fiscalização para garantir que os produtos comercializados no Estado atendam às normas de segurança e qualidade do Inmetro”, afirmou Marinho.
Os cinco estabelecimentos notificados terão um prazo de 10 dias para apresentar defesa. Caso contrário, poderão ser penalizados com multas que variam de R$ 500 a R$ 1,5 milhão. A operação “Mês do Consumidor” também contou com a divulgação do trabalho de fiscalização do Ipem-AM, com o objetivo de proteger os consumidores e manter a conformidade no mercado local.
O Ipem-AM orienta os consumidores a entrarem em contato com a Ouvidoria do órgão para denúncias ou dúvidas relacionadas a possíveis irregularidades. O serviço está disponível pelo número 0800 092 2020 ou pelo site institucional, além das redes sociais do órgão.
*Com informações da assessoria
Leia mais: