quinta-feira, 5 de novembro de 2026

HOJE, às 15h: saiba como checar se uma notícia é verdadeira ou falsa

O webinário RealTime1+1 vai falar hoje sobre as consequências da desinformação e das fake news para a democracia. As inscrições são gratuitas e a transmissão será AO VIVO.
COMPARTILHE
PL sobre Fake News em debate
(Foto: Divulgação)

A jornalista Natália Leal, da Agência Lupa, a primeira agência de checagem de notícias do Brasil, é a convidada do webinário RealTime1+1 desta terça-feira (22), às 15h, AO VIVO. Durante o bate-papo, ela vai explicar como é possível saber se uma notícia é verdadeira ou falsa.

Ela vai falar sobre o tema “FACT-CHECKING – As consequências da desinformação e das fake news para a democracia” e, junto com o professor Hernán Gutiérrez Herrera, coordenador do curso de Jornalismo da Faculdade Boas Novas, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), vão discutir o assunto.

A Agência Lupa

Fundada em 2015, a Agência Lupa iniciou sua trajetória como uma agência de notícias especializada em fact-checking.

Após cinco anos de atuação, expandiu suas atividades para o ensino de técnicas de checagem de fake news e para sensibilização sobre desinformação e seus riscos.

O webinário será transmitido pela TV RealTime1, no canal do YouTube e faz parte da série de quatro seminários para marcar um ano de atividade do portal. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui.

Notícia verdadeira ou falsa?

Na próxima terça-feira (29), acontece o quarto evento do webinário com o tema “JORNALISMO, MENTIRAS E DESINFORMAÇÃO | A manipulação da informação na produção de conteúdo”.

Participam da mesa o presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Amazonas, Wilson Reis, e o sociólogo e professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Marcelo Seráfico.

Da Redação

Leia Mais:

COMPARTILHE