terça-feira, 22 de setembro de 2026

De alimentos a cosméticos, Inpa oferece patentes para impulsionar setor produtivo do Amazonas

COMPARTILHE
(Foto: Divulgação)

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) lançou edital disponibilizando 23 tecnologias patenteadas para o setor produtivo. A iniciativa busca fomentar a inovação na indústria e fortalecer a competitividade da região amazônica.

As patentes abrangem áreas como alimentos e bebidas, produtos sustentáveis, dispositivos médico-hospitalares, agroindústria, cosméticos e fármacos.

De acordo com Deuzanira Santos, coordenadora de Gestão da Inovação e Empreendedorismo do Inpa, as patentes poderão ser licenciadas de forma gratuita e não exclusiva.

A medida foi estruturada para apoiar o estado do Amazonas, que enfrenta desafios decorrentes da seca histórica.

“Com base nos decretos vigentes de emergência, de saúde pública e emergência ambiental no estado, fizemos uma proposta para não cobrar pela transferência dessas tecnologias. Para isso, as condições para as empresas são que elas produzam no Amazonas, comercializem no Amazonas e na região Norte, empregando mão de obra amazônica”, explicou a coordenadora.

O edital está aberto para micro, pequenas e médias empresas (MPMEs), grandes empresas, startups, spin-offs e empresas incubadas. Apenas microempreendedores individuais (MEIs) não podem participar.

Leia Mais:

COMPARTILHE