O desembarque de um avião do Governo dos Estados Unidos, nesta quinta-feira (7), em Manaus é o primeiro sinal de que a visita do presidente Joe Biden, especulada para os próximos dias 16 e 17, esteja confirmada.
O avião em questão é um cargueiro C-17 GlobeMaster III, da Força Aérea dos EUAA, e aterrisou no aeroporto Internacional de Manaus nesta madrugada.
A informação de bastidores é de que trouxe os primeiros suprimentos e equipamentos necessários e de suporte para a visita de Biden, que seria o primeiro chefe da nação norte-americana a pisar no Amazonas desde Theodore Roosevelt.
Biden fará uma escala para um pernoite em Manaus a caminho do Rio de Janeiro, onde acontecerá um encontro do G20, grupo dos vinte países mais ricos do mundo e cuja presidência é exercida atualmente pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva.
Foi Lula quem convidou Biden a conhecer a Amazônia antes de deixar o cargo, em 7 de janeiro, quando assumirá o presidente recém eleito Donald Trump.
Presidente Roosevelt virou nome de rio no Amazonas
Entre os anos de 1913 e 1914 aconteceu uma expedição científica liderada pelo então presidente dos EUA, Theodore Roosevelt, e o marechal do Exército Brasileiro Candido Mariano Rondon. Eles exploraram o chamado rio da Dúvida para saber se o mesmo era afluente do rio Amazonas.
Posteriormente este rio foi rebatizado para rio Roosevelt e a expedição se tornou uma lenda por ter recolhido amostras de várias espécies de animais, insetos e da flora amazônica.
LEIA MAIS: