Após 20 anos, o Partido Social Democrático (PSD) elegeu o maior número de prefeitos no 1º turno das eleições municipais de 2024 e desbancou o MDB, líder absoluto das últimas eleições.
O PSD conquistou 882 prefeituras em todo o país, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Esse número representa um crescimento de 33,8% no número de prefeituras em relação a 2020, quando o partido havia eleito 659 prefeitos. Além disso, o PSD liderou a disputa nas capitais, conquistando três das 26 em jogo.
O MDB ficou em segundo lugar no número de prefeituras, somando 833 prefeitos eleitos, também apresentando crescimento em relação às 790 obtidas em 2020.
Completando o pódio, o Progressistas (PP) assumirá 733 prefeituras, acima das 697 que havia conquistado há quatro anos.
O PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, também teve avanço, encerrando o 1º turno com 496 prefeituras, contra as 351 conquistadas há quatro anos.
Além disso, o partido elegeu o maior número de prefeitos nas 103 maiores cidades do País. Ao todo, a legenda fez 10 prefeitos nos principais centros urbanos do País, sendo seguida pelo União Brasil, que fez nove prefeitos.
Já o PT, do presidente Lula, também aumentou sua presença, passando de 179 prefeituras em 2020 para 237 em 2024.
Na outra ponta, o PRTB teve o pior desempenho entre as legendas, elegendo apenas um prefeito, uma queda acentuada em comparação com as seis prefeituras que conquistou em 2020.
Leia Mais: