sábado, 7 de novembro de 2026

Wilson Lima exonera secretária e suspende pagamentos da Saúde

Decreto de Wilson Lima determina que pagamentos de serviços relacionados ao enfrentamento da pandemia só serão efetivados após parecer da Procuradoria Geral do Estado (PGE-AM).
COMPARTILHE

O governador Wilson Lima exonerou, nesta segunda-feira, a secretária de Saúde Simone Papaiz e a gerente de compras da Susam, Alcineide Figueiredo Pinheiro.

Também nesta segunda, Wilson Lima aceitou o pedido de exoneração da secretária de Comunicação, Daniela Assayag.

Daniela Assayag entregou o cargo no domingo, justificando que sua saída do Governo ajudaria na investigação.

Para comandar a Secretaria de Saúde, o governador indicou temporariamente o secretário executivo da Susam, Marcellus Campelo. Para a Comunicação, o comando interino ficará com a jornalista Cristiane Motta.

Ao mesmo tempo, o governador do Amazonas, Wilson Lima, determinou a suspensão dos pagamentos destinados a aquisições de materiais, equipamentos e prestação de serviços relacionados ao enfrentamento da pandemia de Covid-19 no âmbito da Secretaria de Saúde (Susam).

Também está suspensa a celebração de novos contratos e de aditivos com a mesma finalidade. O decreto será publicado em edição especial do Diário Oficial do Estado (DOE).

Conforme o decreto, os pagamentos só serão efetivados após parecer da Procuradoria Geral do Estado (PGE-AM). Ainda por determinação de Wilson Lima, a Susam, com o auxílio da PGE-AM, vai realizar a revisão e/ou rescisão dos termos de contrato referentes à prestação de serviços, aquisições de medicamentos e materiais médico-hospitalares para combate à pandemia de Covid-19.

O objetivo é verificar a necessidade dos objetos contratuais tendo em vista os novos dados epidemiológicos da doença.

COMPARTILHE