Até o final de 2020, o Facebook e Instagram deverão ter recurso para desativar anúncios políticos, na plataforma brasileira. O recurso já está disponível nos EUA.
No blog oficial do Facebook, em um post, Mark Zuckerberg, fundador da rede social mais acessada no mundo, alterou a política de anúncios da rede social.
O fundador e CEO da rede social anunciou que usuários poderão escolher a opção de não ver mais anúncios políticos.
No mesmo post, ele destaca que os anúncios políticos desempenham um papel importante em todas as eleições – e este ano nos Estados Unidos não será exceção.
“Depois de anunciar esse recurso no início deste ano, agora o disponibilizamos como parte dos preparativos para as eleições de 2020 nos EUA”, escreveu.
As mudanças são implantadas após repercussões negativas e escândalo de Fake News nas eleições presidenciais americanas, em 2016.
Em suma, na época, o envolvimento com conteúdos falsos no Facebook disparou e ultrapassou o do conteúdo das principais fontes de notícias
Centro de Informações
Naomi Gleit, vice-presidente de gerenciamento de produtos e impacto social do Facebook, inicia o post falando sobre o maior esforço de informações sobre votação na história dos EUA, a cinco meses das eleições americanas.
Nos EUA, o Facebook criou o Voting Information Center – Centro de Informações sobre Votação.
A ideia é “ajudar 4 milhões de eleitores americanos, usando o Facebook, Instagram e Messenger”. O centro vai orientar sobre registro e quem são elegíveis para votação.
Da mesma forma, vai fornecer informações precisas sobre o processo eleitoral americano, com links para ajudar eleitores a planejar o voto no dia da eleição.
Desde março, o Facebook disponibiliza a Central de Informações sobre Covid-19, inclusive no Brasil.