Comandado pelo senador Omar Aziz no Amazonas, o Partido Social Democrático (PSD) vai esperar o fim da janela partidária para bater o martelo sobre nomes para vereador e apoios ou definições de candidaturas para as prefeituras no interior do estado.
Prevista no calendário da Justiça Eleitoral, a janela partidária ocorrerá de 7 de março a 5 de abril. Nesse período, vereadores ou candidatos aos cargos proporcionais poderão mudar de partido sem enfrentar punições.
A cautela em anunciar nomes e trabalhar publicamente pré-candidaturas difere de outras siglas, que já vêm reunindo postulantes, traçando estratégias e até lançando pré-candidaturas. No Partido Liberal (PL), por exemplo, já se trabalha com Alberto Neto, como o nome para a prefeitura de Manaus, e Neto Black, para Iranduba.
O PDT também já decidiu que sairá com Israel Tuyuka, enquanto a Federação Brasil da Esperança, que reúne PT, PCdoB e PV, está buscando um nome de consenso.
Atualmente, o PSD tem seis prefeitos com mandato, cinco deles podem disputar a reeleição em 2024. Marina Pandolfo, em Nhamundá; Renato Afonso, em Pauini; Lúcio Flávio, em Manicoré; professor Vanilso, em Japurá; e Pedro Guedes, no Careiro da Várzea.
Nessas cidades, o processo político é mais claro para o partido de Omar Aziz. Nos outros municípios, a legenda partidária deve adotar um tom mais discreta. Na capital, o PSD é esperado na coligação pela reeleição do prefeito David Almeida (Avante). As definições sobre nomes para concorrer à Câmara Municipal de Manaus (CMM) ficarão para abril.
Se alguns partidos parecem correr contra o tempo, o PSD indica que vai usá-lo como aliado. Alicerçada no capital político do senador Omar Aziz, a legenda detém o quinto maior tempo de propaganda eleitoral gratuita no rádio e televisão.