quarta-feira, 23 de setembro de 2026

Vacina de Oxford contra Covid é segura para idosos

COMPARTILHE

Foi publicado na revista cientifica “The Lancet” um estudo que aponta a eficácia e segurança da vacina da Oxford contra a Covid-19. Essa é a segunda fase de testes em idosos.

A vacina de Oxford é uma das quatro que estão em testes no Brasil e foi testada em 560 participantes, no Reino Unido, incluindo 240 pessoas com mais de 70 anos. A fase 2 dos testes verifica a segurança e a capacidade do imunizante de gerar uma resposta do sistema de defesa.

Os resultados mostraram que a vacina é mais tolerada em pessoas mais velhas do que nos adultos mais jovens, porém a resposta à imunidade é igual em idosos e adultos jovens.

Com relação às reações adversas, essas foram classificadas como leves, ou seja, são consideradas normais como: dor no local da injeção, fadiga, dor de cabeça, febre e dor muscular.

Já os efeitos adversos, que são relacionados a algum tipo de intoxicação pelo medicamento, foram menos comuns em idosos do que em adultos mais jovens.

Vale ressaltar que a vacina está na sua segunda fase de teste envolvendo essa faixa etária e é obrigada a testar em centenas de pessoas. Para a terceira e última fase será preciso milhares de voluntários e os pesquisadores já sinalizaram a falta de mais voluntários com mais de 80 anos sem doenças crônicas, o que limita o estudo, pois é difícil encontrar pessoas mais saudáveis nesse público alvo.

A vacina de Oxford está na terceira e última fase de testes na Inglaterra, Índia, Brasil, África do Sul e Estados Unidos.

COMPARTILHE