quarta-feira, 30 de setembro de 2026
CULTURA

Artistas Amazonenses terão obras expostas em centro cultural de Goiânia

Artistas amazonenses terão suas obras expostas festival lambesgóia, no Centro Cultural Cora Coralina, em Goiânia.
COMPARTILHE
Suas exposições abordam temas relevantes que instigam a conscientização, a expressão artística de quem vive o norte, incentivando o público a se envolver ativamente na transformação social. (Foto: Divulgação)

A Lambes Brasil @lambesbrasil em parceria com o festival lambesgóia @lambesgoia.festival convidou o Coletivo Artivismo, grupo de artistas amazonenses, para integrar a exposição “Nodas de uma navalha/cortes em quatro tempos” com data de abertura prevista para o dia 09/11/2023 no Centro Cultural Cora Coralina, em Goiânia (GO), juntamente com outros artistas/coletivos como parte da programação oficial do festival lambesgóia.

A exposição será composta por 15 artistas em um mural coletivo voltado para a presença, feitura e
prática do lambe-lambe. Com curadoria de Victor Zagury, a exposição destaca o trabalho de 15 artistas
amazonenses Zag (@zag.vsc) Alex (@rivotrist) André Hullk(@andrehullk) Samara Souza (@samarasoux) Turenko Beça. (turenkoland).

Sarah Campelo. (@sarahcampelo_) Ana Julia. (@collart.mao) Denis LDO.(@denis.ldo) Jander Manauara. (@jandermanauara) Isis. (@isisdemanaus ) Paloma silva. (@poetisa.te) Fronteira Imaginária (@fronteiraimaginaria ) Dighetto. (@dighetto) Dayane Cruz. (@artista.day) Nathan igual. (chyberton ) cujas obras serão apresentadas em um mural impressionante assinado pelo coletivo Artivismo.

Esses artistas locais trazem consigo uma rica diversidade de estilos e técnicas, refletindo a riqueza cultural e a identidade única de Manaus. A cidade de Manaus, localizada na região norte do Brasil, possui uma conexão íntima e vital com o rio e a floresta amazônica que a cercam.

Essa relação simbiótica entre a área urbana e o ambiente natural é fundamental para a identidade e a sustentabilidade da cidade. Mas além de suas belezas naturais, a cidade também abriga uma cena artística pulsante, que se manifesta nas paredes, fachadas, periferias e espaços públicos. É nesse contexto que os nortistas encontram espaço para expressar suas visões e dar voz a narrativas poderosas.

“Traços da Cidade: A Expressão Artística nas Ruas de Manaus” é o título do mural assinado pelo coletivo artivismo, é uma oportunidade para os visitantes mergulharem no universo artístico urbano de Manaus, explorando o diálogo entre a cidade e suas manifestações criativas.

As obras expostas abraçam temas variados, desde a natureza exuberante da região amazônica até questões sociais e políticas relevantes.

Coletivo Artivismo

O coletivo artivismo surgiu a partir de ações de rua na zona leste de Manaus. Essas ações combinaram expressões artísticas e ativismo político, buscando promover transformação social e conscientização por meio da arte.

O coletivo utiliza conexões com artistas de outros grupos e usa diversas formas de manifestação artística, como grafite, lambe-lambe , fotografia e intervenções urbanas, para abordar questões sociais, culturais e ambientais relevantes para a comunidade local.

Além das intervenções urbanas, o Coletivo também realiza exposições em galeria, espaços culturais e periféricos de Manaus, proporcionando um ambiente propício para a apreciação e reflexão sobre a arte de rua.

Suas exposições abordam temas relevantes que instigam a conscientização, a expressão artística de quem vive o norte, incentivando o público a se envolver ativamente na transformação social.

Leia mais:

COMPARTILHE