quarta-feira, 30 de setembro de 2026
ANATEL

Serviço de banda larga fixa é campeão de reclamações no AM

Os dados são da Anatel. Neste ano, foram em média nove reclamações por má prestação do serviço.
COMPARTILHE
De janeiro a setembro de 2023, foram realizadas 2.570 reclamações do acesso a banda larga fixa no Amazonas.

Todos os dias pelo menos nove reclamações são registradas acerca da má prestação de serviço de banda larga fixa no Amazonas, segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

O estado é o segundo da região norte com maior número de reclamações sobre esse tipo de serviço, atrás apenas do Pará.

Os dados são da Anatel e foram disponibilizados ao RealTime1 por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI).

De janeiro a setembro de 2023, foram realizadas 2.570 reclamações referentes a problemas com o acesso à banda larga fixa no Amazonas.

Em 2022, a Agência totalizou 4.477 reclamações sobre o serviço e, em 2021, foram 5.635 queixas.

Ano passado, foram realizadas, em média, 12 reclamações por dia pelos amazonenses. Já em 2021, as queixas diárias chegavam a uma média de 15, conforme a Anatel. Este ano, o volume de reclamações está 40% menor.

Problemas com serviços de TV por assinatura, telefone fixo, serviço de celular pós e pré-pago levam os consumidores de todo o país a buscarem auxílio da Agência, que é responsável pelo monitoramento dos serviços de comunicação.

Em todo o território nacional, a Anatel totalizou 3.655 mil reclamações por dia acerca dos serviços, entre janeiro e setembro de 2023.

TV por assinatura tem menor índice de reclamação no AM

Mesmo sendo o segundo estado da Região Norte que mais realiza reclamações relacionadas ao serviço de TV por assinatura, ficando atrás apenas do Pará, em dados gerais, essa modalidade é a que menos gera reclamações dos amazonenses à Anatel.

Em nove meses deste ano, foram registradas 604 reclamações do serviço de TV por assinatura à Anatel. Isso representa uma média de duas reclamações por dia.

Os dados apontam uma redução em reclamações deste tipo de serviço. Em 2022, a Anatel recebeu 1.140 queixas e, em 2021, foram 1.556.

Leia Mais:

COMPARTILHE