sábado, 7 de novembro de 2026

Cacique Paulinho Paiakan morre por coronavírus em Belém

Da etnia Kaiapó, Paikan foi uma das principais lideranças indígenas do País, ganhando notoriedade nos anos 80 junto ao cacique Raoni.
COMPARTILHE

BRASÍLIA – Uma das principais lideranças indígenas nas últimas décadas no Brasil morreu vítima de coronavírus – Covid-19. O cacique Paulinho Paiakan, da etnia Kaiapó, faleceu nesta quarta-feira (17), em Belém, onde estava internado na UTI de um hospital da cidade, após passar mal e ter dor de cabeça.

Paiakan teve grande protagonismo na luta indígena do país, sendo uma das vozes dos povos indígenas na década de 1980, a exemplo do cacique Raoni Metuktire, com quem realizou diversos protestos contra o avanços da hidrelétrica de Belo Monte naquele período.

Também foi uma das principais lideranças indígenas do Encontro dos Povos Indígenas do Xingu, em 1989.

Em 1998, Paiakan foi condenado pela 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Pará, por unanimidade, a seis anos de prisão, num processo de acusação de estupro movido por uma estudante.

COMPARTILHE