quinta-feira, 24 de setembro de 2026
RELATÓRIO

Termelétricas de Manaus operam sem monitorar qualidade do ar

Manaus está na sexta posição do ranking de usinas nacionais que mais emitem gases de efeito estufa.
COMPARTILHE
termeletrica flutuante

Manaus tem termelétricas operando sem monitoramento da qualidade do ar. É o que aponta o 3º Inventário de emissões atmosféricas em usinas termelétricas, do Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA).

De acordo com o relatório, Manaus está na sexta posição nacional das usinas que mais emitiram gases de efeito estufa.

O RealTime1 entrou em contato com a Amazonas Energia para um posicionamento sobre o tema, mas a concessionária disse que a responsabilidade é da Eletrobrás. A reportagem acionou a empresa por e-mail, mas até o fechamento desta matéria não houve resposta.

No ranking nacional dos municípios, a capital do Amazonas estreia na terceira posição como a maior emissora de gases de efeito estufa.

Segundo o estudo do IEMA, no Amazonas, Manaus tem as usinas que operam com mais capacidade devido às suas características contratuais.

Mesmo com a queda relatada de geração de energia elétrica fóssil, as termelétricas do município funcionaram a 57% de sua capacidade máxima, enquanto, na média, as usinas do Sistema Interligado Nacional (SIN) operaram a 15% de sua capacidade.

Isso porquê, as termelétricas instaladas na capital do Amazonas operam sob contratos com características de sistemas isolados, na modalidade de compra de energia por quantidade, que as autorizam funcionar por mais tempo possível, podendo funcionar o ano todo.

Sobre a ausência de monitoramento da qualidade do ar na população que vive próximo às termelétricas, a assistente de projetos do IEMA, Helen Sousa, afirmou que a ausência dessa análise influencia diretamente na saúde do cidadão.

“Quando a gente fala que falta monitoramento, Manaus não tem uma rede de monitoramento de poluentes atmosféricos. Essas usinas podem impactar ainda mais na saúde da população. Quando a gente não sabe como está a qualidade do ar, a gente não consegue acompanhar planos de controle. Faz-se necessário para acompanhar a população que vive perto das termelétricas. No caso de Manaus, que é gás natural, esse poluente tem impacto na saúde, podendo causar doenças respiratórias, asmas”, explicou.

Manaus está na sexta posição nacional das usinas que mais emitiram mais gases de efeito estufa
Ranking de emissão de gases de efeito estufa por município

Leia Mais:

COMPARTILHE