quinta-feira, 1 de outubro de 2026

Peça ‘Huma/’ tem última apresentação neste sábado no Parque dos Bilhares

A peça realiza a sua última apresentação da temporada de pré-estreia neste sábado (22), no Parque dos Bilhares da avenida Constantino Nery
COMPARTILHE

A peça “Huma/” teve apresentações emocionantes durante junho e julho no Parque dos Bilhares, em Manaus. A última pré-estreia será neste sábado (22) às 15h15.

O texto foi criado por Francisco Rider, com Leo Scantbelruy no elenco. Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia) e são vendidos no local. O acesso ao espetáculo é feito pelo estacionamento que leva ao anfiteatro do parque.

A escolha incomum do local de encenação, sob a ponte do Parque dos Bilhares em Manaus, impactou a plateia de “Huma/”. O espetáculo foi concebido para ser apresentado em espaços abertos, como pontes e viadutos, integrando-se ao ambiente urbano da cidade.

Outra característica marcante elogiada foi a imersão do público em “Huma/”. Os espectadores assistem ao espetáculo em pé, acompanhando o ator por um cenário real, composto por um igarapé poluído, terreno acidentado e elementos da ponte.

O prólogo itinerante também contribui para a experiência imersiva, onde o público é conduzido pelo ator até o ponto de encenação, atravessando diferentes cenários ao longo do trajeto.

A peça “Huma/” retrata uma mulher isolada em um “mundo-peste” político e social, e sua jornada de enfrentamento e manifestação.

A interpretação de Leo Scantbelruy recebeu elogios pela força dramática, expressividade e conexão com os temas abordados, como violência, preconceito e poluição ambiental. A obra é considerada libertadora e instiga reflexões sobre a sociedade atual.

Francisco Rider expressou sua felicidade com o resultado do trabalho em “Huma/”, onde a cidade de Manaus e sua decadência se tornaram personagens da peça, ressignificando espaços abandonados e invisíveis para a população e a administração pública.

O caráter experimental da montagem atraiu um público aberto ao teatro não convencional, e destacou a importância do teatro corpo a corpo para a saúde mental e reflexão política, com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC) e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas).

Leia Mais:

COMPARTILHE