A revista científica The New England Journal of Medicine publicou nesta semana um estudo de pesquisadores da Universidade da Califórnia, que levanta a hipótese de que o simples ato de usar uma máscara para se proteger pode também levar a produção de anticorpos contra a Covid-19.
Os autores defendem que as máscaras amplamente usadas pela população diminuem e muito, mas não impedem totalmente, a passagem das gotículas de saliva ou partículas aerossóis que podem transmitir o vírus, mas as partículas virais que passam pela máscara sendo transmitida a outras pessoas tem carga viral baixa, suficiente para induzir uma resposta imune no organismo. Esse fenômeno já é conhecido da medicina e foi o precursor de vacinas.
Os estudos também comprovaram a eficácia do uso do item tanto para prevenção de não contaminados quanto no bloqueio da transmissão por pessoas infectadas. Segundo a professora da Unicamp e consultora da Sociedade Brasileira de Infectologia, Raquel Stucchi, a teoria é muito interessante e reforça a importância do uso de máscaras, principalmente no momento de retomada às atividades.
As máscaras cirúrgicas são mais eficazes para bloquear a transmissão, mas as caseiras com duas camadas de tecido conseguem limitar a transmissão das partículas a uma distância menor quando uma pessoa espirra ou tosse.
: O atendimento é direcionado aos profissionais de saúde, familiares de pacientes e vítimas da Covid.
O Governo do Amazonas aguarda as 50 mil doses da CoronaVac que foram doadas pelo governador de São Paulo.
Diante do colapso na saúde do Amazonas, pacientes foram transferidos para outras cidades do Brasil.
Um grupo formado por influenciadores digitais mobilizou seguidores para ajudar com oxigênio pessoas infectadas pela Covid-19 em Manaus.
O benefício é uma promessa de campanha do prefeito de Manaus, David Almeida. Vereadores querem pagamento à população em fevereiro.
Na lista deve constar nomes das pessoas que receberam – e vão receber – a imunização contra a Covid-19, sob pena de multa diária de R$ 100 mil.
No último sábado (23), o governo do Amazonas endureceu medidas restritivas, devido alta taxa de infecção.
A maior fabricante de motocicletas do país vai interromper suas operações em Manaus até o começo de fevereiro.
Além da apresentação da lista nominal, também foi determinada a criação de um site para o acompanhamento transparente da sociedade.
A medida prorroga prazos para renovação da CNH, emplacamento de novos veículos e apresentação de recursos de infrações.