fbpx

quarta, 24 de fevereiro de 2021

O presidente Jair Bolsonaro assinou decreto que obriga os postos revendedores a informar aos consumidores os preços reais e promocionais dos combustíveis. A medida foi publicada nesta terça-feira (23) no Diário Oficial da União e entra em vigor em 30 dias.

“Os consumidores têm o direito de receber informações corretas, claras, precisas, ostensivas e legíveis sobre os preços dos combustíveis automotivos no território nacional”, diz o decreto.

As informações sobre as estimativas de tributos devem estar em painel afixado em local visível e deverá conter o valor médio regional no produtor ou no importador; o preço de referência para o ICMS, que é um imposto estadual que incide sobre mercadorias e serviços, inclusive combustíveis; o valor do ICMS; o valor das contribuições para o PIS/Pasep e da Cofins, que são impostos federais incidentes sobre os combustíveis; e o valor da Cide, outra contribuição federal sobre a importação e a comercialização de petróleo, gás natural, derivados e álcool etílico combustível.

Preço dos combustíveis pode ter corte de tributos

Atualmente, a Cide está zerada para o óleo diesel. No caso do PIS/Pasep-Cofins, o governo federal anunciou que também pretender cortar temporariamente esses impostos sobre o gás de cozinha e o óleo diesel. Na última semana, o preço dos combustíveis nas refinarias teve novo reajuste. Desde janeiro, a Petrobras já reajustou três vezes o preço do diesel e quatro vezes o da gasolina.

Em nota, a Secretaria-Geral da Presidência explicou que a medida dará ao consumidor a “noção sobre o real motivo na variação de preços” dos combustíveis. “Como a oscilação nos preços dos combustíveis está atrelada aos preços das commodities no mercado internacional, e suas cotações variam diariamente, o consumidor muitas vezes não compreende o motivo da variação no preço final”, diz a nota.

Aplicativos de fidelização

O decreto assinado por Bolsonaro também obriga os postos a informarem os descontos vinculados ao uso de aplicativos de fidelização. Nesse caso, deverá ser divulgado o preço real, de forma destacada; o preço promocional, vinculado ao uso do aplicativo; e o valor do desconto, que poderá ser pelo valor real ou percentual.

No caso de aplicativos que fazem a devolução de dinheiro ao consumidor, o valor e a forma da devolução deverão ser informados de forma correta, clara, precisa, ostensiva e legível aos consumidores.

A edição do decreto foi proposta ao presidente pelos ministérios da Justiça e Segurança Pública e de Minas e Energia e a Advocacia-Geral da União.

Ver mais vídeos

Procon apreende alimentos vencidos em supermercado de Manaus

O supermercado fica na zona centro-oeste de Manaus. Os fiscais encontraram 26 kg de alimentos fora da data de validade e com embalagens violadas.

Há 23 minutos 24 de fevereiro de 2021

‘Combate ao desmatamento’ é tema de reunião entre Mourão e governadores

Na reunião foi apresentado Plano Amazônia para 2021 e 2022, que consiste em ações de fiscalização e combate ao desmatamento e a outros ilícitos.

Há 1 hora 24 de fevereiro de 2021

Confirmado 204 casos da nova variante coronavírus

Os dados segundo a Secretaria de Vigilância em Saúde, são dados recebidos pelas secretarias estaduais até 20 de fevereiro.

Há 3 horas 24 de fevereiro de 2021

Vacinas serão insuficientes para imunizar grupo de 60 a 69 anos

Há 4 horas 24 de fevereiro de 2021

Prova de vida do INSS é suspensa até abril

INSS anunciou também a ampliação de um projeto piloto que permite que 5,3 milhões de beneficiários realizem o procedimento de forma digital.

Há 5 horas 24 de fevereiro de 2021

Sem testes e sem vacinas, Tanzânia ignora pandemia

Governo não acredita na eficácia das máscaras, duvidar dos testes de detecção da doença e ironiza os países vizinhos.

Há 6 horas 24 de fevereiro de 2021

Consumo de oxigênio cai 14% no Amazonas

Fatores como a taxa de transmissão consumo racional são os responsáveis pela queda na quantidade de consumo de oxigênio medicinal no estado.

Há 7 horas 24 de fevereiro de 2021

Confira as notícias que foram destaque no RealTime1 nesta terça

Há 21 horas 23 de fevereiro de 2021

Onça-pintada e arara azul ‘entram em campo’ na final da Copa Verde

A imagem dos animais estará estampada nas camisas dos jogadores do Remo e Brasiliense que se enfrentam na final do campeonato.

Há 22 horas 23 de fevereiro de 2021

Aeroportos do AM na lista de privatização

Os empreendimentos foram incluídos do Programa Nacional de Desestatização e os certames devem ser organizados pela Anac.

Há 23 horas 23 de fevereiro de 2021

Transparência: postos devem informar composição do preço dos combustíveis

Decreto do Governo Federal obriga postos a informar a composição do preço dos combustíveis, incluindo tributos e entra em vigor em 30 dias.

Há 1 dia 23 de fevereiro de 2021

Estoque crítico: com queda de 60% nas doações, Hemoam convoca população

A instituição é responsável pelo abastecimento de sangue de 39 unidades de saúde pública e privada da capital, além de 43 cidades do interior do AM.

Há 1 dia 23 de fevereiro de 2021