fbpx

terça, 24 de maio de 2022

Sindicato dos Metalúrgicos do Amazonas (Sindmetal-AM) afirma que promoverá ato em alerta de greve na próxima sexta-feira (8) em reivindicação à alteração no Decreto 10.979/2022 do governo federal que inclui os produtos fabricados pelo Polo Industrial de Manaus (PIM) na lista de itens que terão o IPI reduzido em até 25%. Os sindicalistas realizam série de reuniões para alinhar a forma como o movimento acontecerá. A classe patronal também está sendo convocada para a reivindicação.

O presidente do Sindmetal-AM, Valdemir Santana, informou que o manifesto será direcionado ao governador Wilson Lima (União Brasil), solicitando que providências sejam tomadas na tentativa de reverter o decreto que prejudica a competitividade da Zona Franca de Manaus (ZFM) frente à indústria nacional. Santana externa que da mesma forma que o governador esteve em encontro com o governo federal, Wilson Lima deve retomar o pleito para manter a continuidade das indústrias e dos empregos, no Amazonas.

“Faremos o ato na sexta-feira, dia 8, para chamar a atenção do governador Wilson Lima para que ele tome providências e peça ao governo federal que altere o decreto e exclua os produtos fabricados pela ZFM da lista de redução do imposto. Esperamos um posicionamento do governo estadual que parece ser chantageado pelo governo federal em troca de apoio”, disse.

Santana ainda disse que caso o governo do estado não tome providências quanto ao solicitado, os trabalhadores do PIM deverão deflagrar greve no início da próxima semana.

Segundo o secretário geral da Central Única dos Trabalhadores no Amazonas (CUT-AM), Waldir Azevedo, os empresários também estão sendo convidados para aderirem ao movimento reivindicatório.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Material Plástico de Manaus (Sindiplast), Francisco Brito, disse que o setor apoia o movimento que tem o intuito de manter a continuidade dos empregos, no estado.

“O governo federal não tem responsabilidade com quem produz, mas tem responsabilidade com o sistema financeiro. Nós vamos apoiar o movimento”, declarou.

Empresários são contrários à greve

O presidente do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam), Wilson Périco, disse que é contra movimentos de greve ou paralisação, mas pontuou que movimentos reivindicatórios pacíficos e ordeiros são válidos.

“Toda manifestação em prol do modelo Zona Franca de Manaus que seja espontânea, ordeira, sem violência e sem qualquer viés político ou eleitoreiro, é legítima”, comentou.
O presidente da Federação da Indústria do Estado do Amazonas (Fieam), Antonio Silva, disse que acredita que a entidade não fará parte do movimento, mas que tomará conhecimento sobre o ato proposto pelo Sindmetal.

Texto: Priscila Caldas

Veja mais vídeos

Rotta fala sobre ser vice de Wilson e descarta concorrer à Aleam ou Câmara

Marcos Rotta, atual presidente regional do PP, falou em tranquilidade no que tange ao futuro político do partido e sua possível indicação como vice de Wilson Lima.

Há 1 hora 24 de maio de 2022

Secretaria de Estado de Saúde convoca pacientes para exames de cateterismo no Francisca Mendes

Pacientes que não compareceram na data do procedimento e que estão com encaminhamento até abril podem procurar serviço de atendimento da unidade.

Há 2 horas 24 de maio de 2022

Corte no Imposto de Importação afeta em cheio a competitividade do PIM

A medida anunciada nesta segunda-feira (23) vai tornar produtos importados vindos da China que competem diretamente com os similares produzidos em Manaus mais atrativos.

Há 3 horas 24 de maio de 2022

David e Wilson assinam parceria para aquisição de ônibus elétricos

O convênio é para aquisição de 12 ônibus elétricos que vão ser incorporados na frota do sistema de transportes urbanos da capital.

Há 5 horas 24 de maio de 2022

Transparência no MP-AM é uma das piores do Brasil; entidade refuta

Baixa pontuação se deu porque não há disponibilidade dos contracheques dos anos de 2018 e 2019 inteiros, o que gerou grande impacto sobre a transparência de remunerações.

Há 6 horas 24 de maio de 2022

‘Eu nunca vi um governador entregar tantos benefícios quanto Wilson Lima’, avalia Emília Ferraz

Pré-candidata à deputada federal (UB-AM), Delegada Emília Ferraz avalia como positiva gestão de Wilson Lima e diz que não quer viver da política e sim fazer política.

Há 8 horas 24 de maio de 2022

Pré-candidatos não podem inaugurar obras públicas a partir de julho

Medida estabelecida pela Justiça Eleitoral visa diminuir a influência da máquina administrativa na corrida eleitoral e estabelecer competição igualitária entre candidatos.

Há 8 horas 24 de maio de 2022

Escolas públicas de Manaus disputam prêmio nacional da ONU

O Restaura Natureza é voltada a estudantes do 7º ao 9º ano do ensino fundamental de escolas públicas e privadas de todo o Brasil.

Há 10 horas 24 de maio de 2022

Vila Olímpica de Manaus oferece atividades gratuitas para a população amazonense

As atividades ocorrem de segunda à sexta-feira. Interessados em participar de alguma atividade não precisam fazer nenhuma inscrição.

Há 11 horas 24 de maio de 2022

Mundo passa de 100 milhões de refugiados pela primeira vez, diz ONU

O órgão destacou o papel que a Guerra da Ucrânia teve nos números, mais de 6 milhões de habitantes precisaram deixar o país depois da invasão russa.

Há 12 horas 24 de maio de 2022

Vídeo com crianças brincando com boto no AM viraliza nas redes sociais

O vídeo foi gravado na Vila de Paricatuba, no município de Iranduba, a 30 quilômetros da capital.

Há 1 dia 23 de maio de 2022

Prazo para aderir ao parcelamento de dívidas de MEIs termina dia 31

Podem ser regularizadas pelo Relp todas as dívidas apuradas pelo Simples Nacional até o mês de fevereiro de 2022. Prazo também vale para micro e pequenas empresas.

Há 1 dia 23 de maio de 2022