Os tipos sanguíneos ‘O positivo’ e ‘O negativo’ são os mais requisitados pelas instituições hospitalares do estado.
Pelo menos duas vezes na semana, o Hemoam faz a distribuição de bolsas de sangue para 27 unidades hospitalares de Manaus, sendo que a quantidade de bolsas O+ está 71% abaixo do considerado aceitável.
A média segura para a instituição atuar é de 300 bolsas de sangue.
O estoque do tipo sanguíneo O positivo está em 86 unidades, quantidade suficiente para durar um único dia.
O “O negativo” também está em uma situação delicada, porque há no estoque, apenas 25% do necessário.
O Hemoam convoca doadores destes dois tipos sanguíneos para comparecerem ao hemocentro a fim de garantir o provimento de sangue para todo o estado.
Pelo whatsapp voluntários fazem o planejamento e arrecadam alimentos e água mineral para familiares de pacientes e trabalhadores dos hospitais.
Com o colapso do sistema de saúde na capital Manaus, amazonenses com covid-19 estão sendo transferidos para outros estados. Piauí e Maranhão também receberam pacientes.
Com a aprovação, ambos os imunizantes estão liberados para serem aplicados. Mas, por se tratar do uso emergencial, estarão restritos à vacinação de profissionais da saúde.
Somente nos meses de março e abril, auge do primeiro pico da pandemia no Estado, foram remanejados o valor de aproximadamente 200 milhões.
Do valor global, apenas 10% foram recursos para o enfrentamento da Covid. Resumindo: apenas R$ 212,83 por habitante do Amazonas.
A medida publicada no Diário Oficial do Estado mantém o fechamento das atividades econômicas não essenciais até dia 31 de janeiro
As agências atenderão assim que abrirem os grupos de risco. Os demais clientes serão atendidos das 10h às 15h.
Segundo a plataforma, os motoristas e passageiros só poderão utilizar os veículos se estiverem usando máscaras e cumprindo protocolo de segurança.
A carga de 70 mil metros cúbico foi comprada no Pará. Carretas com os insumos saíram da balsa direto para os hospitais.
A psicóloga Carolina Ferreira esclarece sobre como lidar com os sentimentos durante a pandemia.