fbpx

sábado, 13 de agosto de 2022

A redução da alíquota do ICMS no gás natural, energia elétrica e serviços de comunicação anunciado pelo governador Wilson Lima (UB) nesta segunda-feira (4) terá impacto quase imperceptível para o consumidor.

Essa é a avaliação da economista Denise Kassama. De acordo com ela, a redução conseguirá no máximo segurar um movimento de alta, mas na opinião dela, necessariamente baixar o imposto não significa que o preço se sustentará dada a variação, por exemplo, do barril do petróleo no mercado internacional. 

“Baixar imposto não vai mudar o valor do preço no mercado internacional que está impactando aqui no mercado nacional. Isso só dá uma segurada no movimento de alta, quase que vai imperceptível para o consumidor, mas não aumentando não deixa de ser uma coisa boa para a gente”, analisa a economista, ex-presidente do Conselho Federal de Economia (Cofecon).

A alíquota para comunicações passa de 30% para 18%. O gás natural também passa para 18% – antes era 25%. Também sai de 25% para 18% a energia elétrica.

Denise lembra que os eventuais reajustes tomados pela Petrobras após a redução do ICMS podem demonstrar a fragilidade da medida. A Petrobras possui uma política de preços alicerçada na volatilidade do barril do petróleo no mercado internacional.

“Essa redução me preocupa um pouco por conta da questão dos repasses para os municípios porque boa parte dos municípios do Amazonas vivem de repasses do governo. Qualquer queda nessa condição pode ser perigoso para parte dos municípios”, avalia a economista. 

Texto: Jefferson Ramos

Veja mais vídeos

IBGE: taxa de desemprego do AM cai 2,6 pontos no segundo trimestre

Taxa de desemprego do estado ficou em 10,4% no segundo trimestre de 2022. Essa é a menor taxa observada no Estado desde o 4º trimestre de 2015 (9,3%).

Há 11 horas 12 de agosto de 2022

Amazonas Filarmônica apresenta concerto gratuito em Manaus neste sábado

O concerto será no palco do Teatro Amazonas, com entrada gratuita, por ordem de chegada.

Há 12 horas 12 de agosto de 2022

Quase 5 mil crianças não receberam o nome do pai no Amazonas em 2022

De acordo com dados do Cartórios de Registro Civil do Amazonas, em 2022, 4.820 certidões de nascimento foram emitidas sem o nome do pai.

Há 13 horas 12 de agosto de 2022

Wilson Lima confirma reajuste de 56% no piso salarial para agentes de saúde

Até o fim deste ano, a categoria terá o retroativo referente aos meses de maio, junho e julho, cumprindo emenda constitucional.

Há 15 horas 12 de agosto de 2022

‘Governo do AM está retomando obras deixadas para trás há 8 anos’, diz superintendente da Suhab

Superintendente da Suhab, Jivago Castro diz ainda que após a pandemia, o Estado tem avançado em obras de moradias para pessoas em vulnerabilidade social.

Há 16 horas 12 de agosto de 2022

Novas regras incentivam a eleição de mulheres e negros para a Câmara dos Deputados

Votos dados a mulheres e pessoas negras contarão em dobro para a distribuição de recursos do Fundo Eleitoral entre os partidos.

Há 18 horas 12 de agosto de 2022

Duração média de casamentos no Brasil cai de 16 para 13 anos

De acordo com levantamento do IBGE, a duração média dos casamentos no Brasil diminuiu 18,7% em uma década.

Há 19 horas 12 de agosto de 2022

Influência das redes sociais nos hábitos de leitura aumentou, diz pesquisa

De acordo com a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, os influenciadores digitais aparecem como o principal indicador de leitura.

Há 20 horas 12 de agosto de 2022

Governo AM anuncia que Manaus voltará a ter voo direto para os Estados Unidos

Os voos serão operados pela companhia aérea Azul pelo menos três vezes por semana saindo do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes com destido ao estado da Flórida.

Há 1 dia 11 de agosto de 2022

Arara pega carona em capacete de ciclista e vídeo viraliza

A arara da espécie Canindé pousou no capacete do ciclista e pegou carona por cerca de 2 minutos, no Lago Sul, em Brasília.

Há 1 dia 11 de agosto de 2022

Em sete meses, produção de motos acumula o melhor resultado desde 2015

No acumulado do ano foram fabricadas 776.069 motocicletas, alta de 16,9% na comparação com mesmo período de 2021. Só em julho 104.776 unidades saíram das fábricas de Manaus.

Há 1 dia 11 de agosto de 2022

Serasa: 300 mil amazonenses podem negociar dívidas sem juros

Serasa está oferecendo negociação de dívidas com parcelamento sem juros para todo o país. Aqui no Amazonas mais 300 mil pessoas podem participar.

Há 2 dias 11 de agosto de 2022