fbpx

quinta, 26 de maio de 2022

Pequenas empresas receberão ajuda gratuita para tirar ideias inovadoras do papel. Em parceria com o Ministério da Economia e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) está escolhendo até 300 projetos para receberem capacitação empreendedora, mentorias e apoio tecnológico por dez semanas, na terceira edição do Programa Ideiaz.

As inscrições estão abertas até domingo (10) e valem para empresas de todo o país. A assistência aos negócios escolhidos será feita de forma gratuita pelas incubadoras e aceleradoras de empresas associadas ao Programa Ideiaz – Powered by InovAtiva. A rede, que opera em todos os estados, tem como objetivo democratizar o atendimento técnico a empresas inovadoras, ampliando o alcance nacional de negócios que recebem assessoria técnica.

Nos ciclos anteriores, o programa avaliou mais de 620 projetos, dos quais 415 foram aprovados e receberam assistência. Neste ano, o programa conta com 35 incubadoras e aceleradoras credenciadas e tem 15 na lista de espera.

Como inscrever projetos?

Podem inscrever-se empreendedores com projetos nas fases de criação ou ideação, ou seja, cujo produto ainda não tenha sido comercializado ou cujo modelo de negócio ainda não esteja concretizado. Cerca de um terço das vagas serão destinadas às ideias das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Outros 20% irão para projetos com impacto socioambiental positivo.

As propostas serão avaliadas por um comitê de seleção composto por representantes do Sistema Sebrae, da Anprotec e da Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia. Também participação da escolha parceiros como entidades de fomento, investidores, especialistas do setor produtivo e professores de universidades. Até o fim de 2022, o programa pretende atingir a meta de mil projetos atendidos.

Cada projeto selecionado será encaminhado para um atendimento de dez semanas, totalmente online, com uma das incubadoras ou aceleradoras credenciadas no Ideiaz. Os empreendimentos receberão pelo menos 18 horas de apoio ao seu desenvolvimento. Desse total, pelo menos 10 horas serão de atendimento individualizado, que abrangerá as seguintes atividades:

●   Mentoria;
●   Consultoria organizacional;
●   Suporte tecnológico;
●   Suporte para formalização do negócio;
●   Qualificação empreendedora.

Depois do processo de capacitação, os projetos serão acompanhados e deverão cumprir as seguintes metas: ter um modelo de negócios desenhado e validado, apresentar um protótipo do produto ou serviço desenvolvido e avaliado por clientes e constituir um pitch (discurso) de venda e de defesa do negócio pronto.

Cada projeto deverá ter pelo menos dois integrantes para participarem das dez semanas de atendimento. A capacitação irá além das 18 horas de atendimento. A Anprotec recomenda que os integrantes da equipe dediquem pelo menos meio expediente por dia para desempenharem as atividades necessárias para atingirem os resultados mínimos. O tempo necessário poderá aumentar, de acordo com o nível de conhecimento do time e da maturidade do projeto.

Mais informações podem ser obtidas no edital, disponível na página do Programa Ideiaz na internet. As dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail ideiaz@anprotec.org.br.

Cronograma

●   Período de inscrição: até 10 de abril
●   Avaliação das propostas: de 11 a 20 de abril
●   Divulgação dos resultados: 29 de abril
●   Formalização da relação entre ambientes e projetos: de 2 a 20 de maio
●   Período da capacitação: de 23 de maio a 29 de julho
●   Prazo final para a entrega dos resultados: 29 de julho

Fonte: Agência Brasil

Veja mais vídeos

Amazonas precisa qualificar 114 mil trabalhadores da indústria até 2025

A Fieam levantou a demanda de profissionais da indústria a serem qualificados até 2025 no Amazonas para atender às novas demandas do setor na Zona Franca de Manaus.

Há 1 hora 26 de maio de 2022

‘Tenho certeza que o governador Wilson se reelege no 1º turno’, avalia Bonates

Pré-candidato à deputado federal, coronel Louismar Bonates (UB-AM), avalia cenário eleitoral e diz que Wilson Lima tem grandes chances de vencer no primeiro turno.

Há 3 horas 26 de maio de 2022

Saiba quem é Simone Tebet, aposta para terceira via nas eleições presidenciais

Senadora escolhida pelo MDB para ser a candidata da terceira via na corrida à Presidência da República, Simone Tebet têm experiência no parlamento e no executivo.

Há 3 horas 26 de maio de 2022

Pesquisa do IBGE aponta que 2,9 mi de brasileiros se declaram homo ou bissexuais

O estudo evidenciou que a imensa maioria da população brasileira se autodeclara heterossexual 94,8% dos brasileiros assim se autoidentificaram.

Há 5 horas 26 de maio de 2022

Primeira edição do ‘Studio K-Pop’ será realizada no Studio 5 Shopping

O evento vai ter apresentações de grupos covers, random play dance, competição de covers solo e uma feira de artigos coreanos e geek.

Há 6 horas 26 de maio de 2022

Preço de carros usados cai pela primeira vez em 21 meses

No acumulado do primeiro quadrimestre de 2022, foram comercializados mais de 3,7 milhões de veículos usados, 1 milhão a menos do que em 2021.

Há 7 horas 26 de maio de 2022

Padre celebra casamento do neto em Porto Alegre

O casamento aconteceu neste mês, antes de ser padre, o Paulo Müller foi casado por 29 anos e teve 4 filhos.

Há 21 horas 25 de maio de 2022

Entenda como surgiu o Dia do Orgulho Nerd, comemorado nesta quarta

A iniciativa teve origem na Espanha em 2006 com o ‘Dia del Orgullo Friki’,e se espalhou pelo mundo através da internet.

Há 22 horas 25 de maio de 2022

Restituição do IR paga em junho terá correção de 1%; veja calendário

Lote de restituição que será pago pela Receita Federal no dia 30 de junho, terá correção de 1%, com base na Selic, que são taxa básica de juros da economia.

Há 1 dia 25 de maio de 2022

Economistas divergem sobre venda da refinaria Reman ao Grupo Atem

Para alguns, a venda trará maior eficiência à distribuição dos combustíveis no estado. Porém, sem impacto em preços. Para outros, existe a possibilidade de monopólio.

Há 1 dia 25 de maio de 2022

Sobre Bolsonaro: ‘É um escroto, não se preocupou com a gente’

Pré-candidado à deputado federal, Coronel Gilvandro Mota (PSD-AM), critica Bolsonaro e diz ser esdrúxulo quem se autointitula represente do presidente no AM.

Há 1 dia 25 de maio de 2022

TSE aprova federação do PT, PCdoB e PV, a primeira para as eleições 2022

TSE aprovou a primeira federação entre legendas que devem se comportar como partido único nas eleições, inclusive para compartilhar o fundo partidário.

Há 1 dia 25 de maio de 2022