fbpx

quinta, 26 de maio de 2022

Nos quatro primeiros meses deste ano, os piratas do rio já realizaram quatro abordagens e assaltos a embarcações que transportam cargas e combustíveis nos rios do Amazonas, totalizando, apenas em gasolina e óleo diesel, mais de 1,5 milhão de litros levados pelas quadrilhas organizadas.

Os números fazem parte do levantamento realizado pelo Sindicato das Empresas de Navegação Fluvial no Estado do Amazonas (Sindarma) sobre o transporte do produto para os municípios do interior do Estado, onde é utilizado principalmente para o abastecimento de postos e para as usinas geradoras de energia a diesel.

Ainda de acordo com o Sindarma, a situação é mais alarmante se comparada aos números de 2021, quando foram registradas oito ocorrências em 12 meses.

“Em apenas quatro meses já chegamos na metade das ocorrências do último ano, e ainda nem estamos na época mais crítica, quando os rios estão mais secos e a navegabilidade fica prejudicada em vários trechos, o que facilita a ação dos piratas”, acrescentou o presidente do Sindarma, Galdino Alencar.

No maior dos roubos registrados este ano, um grupo de 28 assaltantes invadiu uma embarcação no município de Manicoré, no dia 28 de janeiro, e transferiu para suas embarcações ilegais, 1 milhão de litros de óleo diesel, além de manter a tripulação refém por dois dias, sob ameaças e agressões físicas.

Na mesma data, outra embarcação que transportava 91 mil litros de gasolina e óleo diesel também foi abordada e assaltada no Paraná do Espírito Santo, no município de Parintins.

Em outro assalto nos primeiros dias deste ano na região de Itacoatiara, além de levarem quase 500 mil litros de combustível, os criminosos navegaram com a tripulação presa na cozinha da embarcação até as proximidades do município de Borba, onde as vítimas conseguiram registrar o Boletim de Ocorrência.   

E no mais recente caso, registrado a pouco mais de uma semana em frente a orla de Manaus, dois tripulantes de um bote de apoio de um empurrador foram obrigados a sair da pequena embarcação e deixados na Ilha do Marapatá até serem resgatados enquanto os ladrões fugiram levando o barco.

De acordo com o presidente do Sindarma, Galdino Alencar, as empresas de navegação tem investido um grande montante de recursos próprios para manter a regularidade no abastecimento do produto aos municípios do interior do estado.

Entre as principais ações que estão sendo realizadas estão a contratação de escoltas de segurança para acompanhar os comboios e o monitoramento, via satélite, das embarcações 24 horas por dia em seu percurso nos rios.

“Porém, ainda não tem é o suficiente porque os piratas seguem agindo livremente em todo o estado. Eles estão preparados e fortemente armados para qualquer situação”, destacou Galdino.

Com informações da Assessoria

Veja mais vídeos

Padre celebra casamento do neto em Porto Alegre

O casamento aconteceu neste mês, antes de ser padre, o Paulo Müller foi casado por 29 anos e teve 4 filhos.

Há 7 horas 25 de maio de 2022

Entenda como surgiu o Dia do Orgulho Nerd, comemorado nesta quarta

A iniciativa teve origem na Espanha em 2006 com o ‘Dia del Orgullo Friki’,e se espalhou pelo mundo através da internet.

Há 8 horas 25 de maio de 2022

Restituição do IR paga em junho terá correção de 1%; veja calendário

Lote de restituição que será pago pela Receita Federal no dia 30 de junho, terá correção de 1%, com base na Selic, que são taxa básica de juros da economia.

Há 10 horas 25 de maio de 2022

Economistas divergem sobre venda da refinaria Reman ao Grupo Atem

Para alguns, a venda trará maior eficiência à distribuição dos combustíveis no estado. Porém, sem impacto em preços. Para outros, existe a possibilidade de monopólio.

Há 11 horas 25 de maio de 2022

Sobre Bolsonaro: ‘É um escroto, não se preocupou com a gente’

Pré-candidado à deputado federal, Coronel Gilvandro Mota (PSD-AM), critica Bolsonaro e diz ser esdrúxulo quem se autointitula represente do presidente no AM.

Há 12 horas 25 de maio de 2022

TSE aprova federação do PT, PCdoB e PV, a primeira para as eleições 2022

TSE aprovou a primeira federação entre legendas que devem se comportar como partido único nas eleições, inclusive para compartilhar o fundo partidário.

Há 13 horas 25 de maio de 2022

Brasileiro terá que trabalhar 149 dias do ano para pagar impostos

Segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação, o valor pago em impostos representa 40,82% do rendimento médio do brasileiro.

Há 14 horas 25 de maio de 2022

Jato de transporte mais rápido do mundo atinge velocidade supersônica em testes

De acordo com a fabricante de aviões Bombardier, o Global 8000 será ‘o jato executivo mais rápido e de maior alcance do mundo’.

Há 15 horas 25 de maio de 2022

Inscrições para o programa ‘Salto: Aceleradora de MEIs’ seguem até dia 29

O programa visa o crescimento da atuação do MEI em médio prazo, proporcionando aumento de clientes, incremento de sua renda e geração de novos empregos.

Há 16 horas 25 de maio de 2022

Rotta fala sobre ser vice de Wilson e descarta concorrer à Aleam ou Câmara

Marcos Rotta, atual presidente regional do PP, falou em tranquilidade no que tange ao futuro político do partido e sua possível indicação como vice de Wilson Lima.

Há 1 dia 24 de maio de 2022

Secretaria de Estado de Saúde convoca pacientes para exames de cateterismo no Francisca Mendes

Pacientes que não compareceram na data do procedimento e que estão com encaminhamento até abril podem procurar serviço de atendimento da unidade.

Há 1 dia 24 de maio de 2022

Corte no Imposto de Importação afeta em cheio a competitividade do PIM

A medida anunciada nesta segunda-feira (23) vai tornar produtos importados vindos da China que competem diretamente com os similares produzidos em Manaus mais atrativos.

Há 1 dia 24 de maio de 2022