O número de famílias endividadas em Manaus caiu cerca de 17% em janeiro deste ano, em comparação a igual período de 2020. Também houve queda em relação a dezembro do último ano.
Os dados são da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) divulgada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Amazonas (Fecomércio-AM).
De acordo com a pesquisa da Fecomércio, em janeiro de 2020 o percentual de entrevistados que se declararam endividados em Manaus foi de 80% (499.674 pessoas). Em janeiro 2021, no entanto, o número de endividados na capital caiu para 67,2% (425.722 dos entrevistados).
O maior volume de dívidas está relacionado a cartão de crédito, seguido de carnês e crédito pessoal.
Na análise do presidente da Fecomércio-AM, Aderson Frota, o início de 2021 está sendo atípico em relação a outros anos em decorrência da expressividade no índice de contaminação da Covid-19 no estado. A crise na saúde, segundo ele, afetou a confiança do consumidor.
“Iniciamos 2021 ‘engessados’ por uma série de restrições que diminuíram o ritmo da economia, o que imobilizou o consumidor quanto às compras. Refletiu em decréscimo, ainda que pequeno, no nível de endividamento. Houve uma inversão em relação ao início de 2020, quando todos mantinham boas perspectivas econômicas”, explicou.
A pesquisa foi realizada nos últimos dez dias de dezembro de 2020.
Reportagem: Priscila Caldas
A TV Real Time 1 abre a série de entrevistas com a professora Andrea Waichman, que encabeça a chapa 'Inov@Ufam'.
O aumento no número de isentos de pagamento do IPTU este ano é de 194,7%. Cerca de 12 mil não têm capacidade contributiva.
Prefeitura de Manaus abre edital pra cursos voltados a mulheres empreendedoras ou que querem começar a empreender.
O benefício vai transferir renda no valor de R$ 200 para 40 mil famílias em situação de vulnerabilidade social, por um período de seis meses.
Segundo o Conselho Nacional de Farmácias, quase 100 milhões de caixas de medicamentos controlados foram vendidos em todo o país.
A TV Real Time 1 entrevistou o diretor-presidente da FCecon, o médico Gerson Mourão, que fala sobre a importância da prevenção.
A novidade está disponível para membros da equipe escolar, pais/responsáveis e alunos da rede estadual de ensino