O número de famílias endividadas em Manaus caiu cerca de 17% em janeiro deste ano, em comparação a igual período de 2020. Também houve queda em relação a dezembro do último ano.
Os dados são da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) divulgada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Amazonas (Fecomércio-AM).
De acordo com a pesquisa da Fecomércio, em janeiro de 2020 o percentual de entrevistados que se declararam endividados em Manaus foi de 80% (499.674 pessoas). Em janeiro 2021, no entanto, o número de endividados na capital caiu para 67,2% (425.722 dos entrevistados).
O maior volume de dívidas está relacionado a cartão de crédito, seguido de carnês e crédito pessoal.
Na análise do presidente da Fecomércio-AM, Aderson Frota, o início de 2021 está sendo atípico em relação a outros anos em decorrência da expressividade no índice de contaminação da Covid-19 no estado. A crise na saúde, segundo ele, afetou a confiança do consumidor.
“Iniciamos 2021 ‘engessados’ por uma série de restrições que diminuíram o ritmo da economia, o que imobilizou o consumidor quanto às compras. Refletiu em decréscimo, ainda que pequeno, no nível de endividamento. Houve uma inversão em relação ao início de 2020, quando todos mantinham boas perspectivas econômicas”, explicou.
A pesquisa foi realizada nos últimos dez dias de dezembro de 2020.
Reportagem: Priscila Caldas
A brincadeira do TikTok instiga aos usuários a responderem ‘o quão fundo você pode cavar?’.
O documento vai contar com tecnologias antifraude. O procedimento e o preço para tirar o documento continua igual, R$ 257,25.
De acordo com dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o Pará é o estado que lidera o ranking com 7 cidades.
A Air New Zealand promete classe econômica com opção de dormir em camas de verdade durante os voos.
Um documento elaborado pelo Ministério da Saúde, em conjunto com o Instituto Nacional do Câncer, identificou 21 elementos presentes na fumaça dos vapers.
Utilizando uma nova técnica para datar os sedimentos pesquisadores descobriram que os novos fósseis do gênero Australopithecus têm entre 3,4 milhões a 3,6.
Em 1961, o artista construiu a casa de 418 metros quadrados e desfrutava dela como seu lugar calmo e tranquilo nas montanhas.
Com o auxilio do Idesam da embalagem à logistica, produtores locais conseguem lançar seus produtos no mercado nacional.
O foco da 'Raízes da Amazônia' é tornar as comunidades sustentáveis com a produção de produtosque já existem no local.
A tecnologia que reconhece a idade e gênero de compradores pode ser um aliado direto no aumento das vendas diárias.