fbpx

sábado, 28 de maio de 2022

Manaus conta com 51 pontos de vacinação contra a Covid-19 funcionando ao longo desta semana. Os locais vão atender quem já está no prazo para receber a terceira dose, os já autorizados a receber a quarta dose e crianças, adolescentes e adultos que, por algum motivo, ainda não iniciaram ou não completaram seu esquema vacinal.

Para o público acima de 12 anos, há 47 pontos de atendimento. Desses, 45 unidades de saúde estão distribuídas em todos os distritos de saúde da área urbana e há dois locais estratégicos, o Shopping Phelippe Daou, na Zona Norte, e o Centro de Convenções de Manaus (Sambódromo), na Zona Oeste, que também atende o público infantil.

Todos esses locais vão estar abertos das 9h às 16h, de segunda a sábado.

Para as crianças de 5 a 11 anos, além do Sambódromo, estarão operando, também de segunda a sábado, o Sesi-Clube do Trabalhador, na Zona Leste, e o Studio 5 e o Parque Cidade da Criança, na Zona Sul, das 9h às 16h.

Já o shopping Via Norte, na Zona Norte, ficará aberto das 10h às 16h.

Os endereços de todos os locais de vacinação, com os imunizantes disponíveis e os horários de funcionamento, podem ser consultados no site da Semsa por meio do link bit.ly/localvacinacovid19 ou nos perfis da Secretaria nas redes sociais (@semsamanaus, no Instagram e Semsa Manaus, no Facebook).

O Departamento de Vigilância Ambiental e Epidemiológica da Semsa (Devae) destacou que os menores de idade devem ir aos pontos de vacinação acompanhados de um dos pais ou de um responsável maior de 18 anos, levando a caderneta de vacinação, a certidão de nascimento ou um documento de identificação com foto, e o Cartão Nacional do SUS ou o CPF.

Os adultos também devem apresentar a carteira de vacinação, um documento de identidade original com foto e o CPF.

Os que têm imunossupressão e vão receber a terceira dose (12 a 17 anos) ou a quarta dose (acima de 18 anos) precisam levar também laudo médico comprovando esta condição de saúde.

Os adultos vacinados contra influenza e sarampo durante a campanha nacional, aberta no último dia 4, não precisam esperar 14 dias para receber a vacina contra a Covid-19. Esse tempo de espera é obrigatório apenas para as crianças, que não podem receber qualquer outra vacina sem respeitar o intervalo de 14 dias antes ou depois de tomar a dose contra a Covid.

Doses

Na atual fase da campanha municipal de vacinação contra a Covid-19, estão disponíveis as duas doses do esquema vacinal para o público de 5 a 11 anos de idade. A segunda dose deve ser tomada no prazo de 28 dias, se a primeira dose foi de CoronaVac, ou de dois meses, se a criança tiver sido vacinada com a Pfizer pediátrica.

Os pais devem verificar a data em que foi aplicada a primeira dose na caderneta de vacinação ou na plataforma Imuniza Manaus (imuniza.manaus.am.gov.br), na opção ‘Consultar minhas doses‘.

Para o público de 12 a 17 anos estão disponíveis as duas primeiras doses, com intervalo de 21 dias. Se o adolescente tiver alto grau de imunossupressão também pode receber a dose adicional (terceira dose) dois meses após ter completado o esquema inicial.

Quem tem mais de 18 anos e já recebeu as duas doses iniciais, deve receber a dose de reforço, e os intervalos são diferentes. Para quem tem entre 18 e 59 anos, a terceira dose deve ser administrada após quatro meses da segunda. Para os idosos de 60 anos ou mais, três meses após a segunda. E para todos os imunossuprimidos a partir de 18 anos, no prazo de 28 dias após a segunda dose.

Além dessas, está disponível a quarta dose, que pode ser tomada por pessoas imunossuprimidas e por idosos de 70 anos ou mais, que tomaram a terceira dose há, pelo menos, quatro meses.

Da redação, com informações da assessoria

Veja mais vídeos

Conheça 5 carros a diesel permitidos no Brasil

No Brasil, só é permitido o uso de diesel para veículos de carga, transporte coletivo ou modelos off-road com capacidade de carga superior a 1 tonelada.

Há 3 horas 28 de maio de 2022

Quanto receberá o campeão da Copa do Mundo?

De acordo com a Fifa, o valor das premiações ultrapassará os R$ 2 bilhões. O valor total gasto será 10% maior em relação à Copa do Mundo da Rússia.

Há 4 horas 28 de maio de 2022

Novas espécies de peixes da Amazônia já são descritas sob ameaça de extinção

As espécies foram encontradas por uma equipe de cientistas no rio Juma, um afluente do rio Madeira, no Amazonas, entre os municípios de Apuí e Novo Aripuanã

Há 5 horas 28 de maio de 2022

Flutuantes do Tarumã lembram um cenário da Manaus dos anos 20

Construções sobre rios fazem parte da paisagem de Manaus há muito tempo. Uma série de reportagens do Realtime1 mostra que essa tradição está viva no Rio Tarumã.

Há 15 horas 27 de maio de 2022

Quem é o Pedrinho tão cantado nas redes sociais no Brasil?

A ideia da música surgiu como piada interna da banda, ganhou uma base dançante e estourou no Instagram e no TikTok.

Há 19 horas 27 de maio de 2022

Audiovisual contrata 40% a menos com fim de editais e pandemia

Estudo Tela Amazônia identificou que a maioria das produtoras de audiovisual no Amazonas atua há dez anos no mercado e 98,4% estão formalizadas.

Há 20 horas 27 de maio de 2022

‘Marcha para Jesus’ vai alterar trânsito em Manaus neste sábado

Agentes do IMMU estarão posicionados para monitorar o fluxo nos principais cruzamentos das vias incluídas no trajeto.

Há 22 horas 27 de maio de 2022

‘Catastrófico’, cita Sefaz sobre projeto que unifica ICMS em 17%

Secretário da Sefaz afirma que caso projeto de unificação do ICMS em 17% seja sancionado, arrecadação estadual terá perda de R$ 1 bilhão ao ano, afetando serviços à população

Há 23 horas 27 de maio de 2022

Disputa ao Senado: ‘Arthur já passou da fase dele’, avalia Delegado Costa e Silva

Pré-candidato à deputado federal, Delegado Costa e Silva (PL-AM) avalia cenário político e diz se orgulhar de nunca ter estourado escândalo político envolvendo Bolsonaro.

Há 1 dia 27 de maio de 2022

Datafolha: cresce diferença entre Lula e Bolsonaro para o segundo turno

Pesquisa do Datafolha divulgado nesta quinta-feira aponta que Lula tem 58% das intenções de voto no segundo turno, enquanto Bolsonaro chega a 33%

Há 1 dia 27 de maio de 2022

Reserva Adolpho Ducke inaugura Casa de Borboletas no próximo domingo (29)

A inauguração será a partir das 10h da manhã. No local também há um jardim ornamentado com plantas nativas da Reserva Florestal Adolpho Ducke.

Há 1 dia 27 de maio de 2022

Pessoas com deficiência terão acesso gratuito ao Festival de Parintins

Para assistir o Festival é necessário solicitar um credenciamento, as inscrições podem ser feitas até dia 19 de junho, de forma on-line ou presencial.

Há 1 dia 27 de maio de 2022