fbpx

quarta, 21 de abril de 2021

O governador do Amazonas, Wilson Lima, recebeu, na madrugada desta quarta-feira (03/03), no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, mais 62.800 doses de vacinas contra a Covid-19 do tipo CoronaVac, do Instituto Butantan. É a sexta remessa enviada ao estado pelo Ministério da Saúde (MS), totalizando, até o momento, 738.420 doses.

“Nós estamos recebendo mais uma remessa do Governo Federal. E essas doses são importantes para que a gente continue esse processo de vacinação e mantenha o Estado do Amazonas no topo, como o primeiro estado que mais vacina no Brasil. Essa vacina é resultado do esforço do Ministério da Saúde e, paralelo a isso, continuamos trabalhando com os governadores para que a gente possa encontrar alternativas, junto aos laboratórios que estão fabricando as doses, para que consigamos em algum momento ter doses extras para imunizar a maior quantidade possível de pessoas”, disse o governador.

O lote é destinado à imunização de parte do grupo prioritário composto por pessoas de 60 a 64 anos, previsto no Plano Operacional da Campanha de Vacinação contra Covid-19 no Amazonas, desenvolvido pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), com base nas orientações do MS. Além disso, 925 doses desembarcadas em Manaus nesta madrugada, são destinadas para indígenas da etnia Waimiri-Atroari, conforme determinação do Ministério da Saúde.

Distribuição

Após ter sido descarregado no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, o lote foi encaminhado para a sede da FVS-AM, onde teve início, ainda na madrugada, o procedimento de contagem das doses.

“Nós vamos verificar a temperatura, contar o quantitativo para ver se confere na nota emitida pelo Ministério da Saúde, dar entrada das doses no sistema do estado, verificar a população dos municípios do estado para liberar a distribuição”, detalhou Ângela Desiree Carepa, enfermeira do departamento de Vigilância epidemiológica da FVS-AM.

De acordo com a enfermeira, a distribuição deve iniciar ainda na tarde desta quarta-feira (03/03), na capital.

“Os municípios fazem o agendamento, porque eles têm de verificar a logística e também a escolta que vão querer usar para fazer esse deslocamento das doses, se vai ser particular ou do estado, que é feita pela Polícia Militar. Para Manaus, vai ser informado o quantitativo e verificada a agenda. Se tiver condições, à tarde já é liberado para a capital”, informou Ângela.

Vacinação contra Covid-19

Em todo o estado, já foram aplicadas 312.550 doses de vacina até esta terça-feira (02/03), sendo 254.134 de primeira dose e 58.416 de segunda dose, de acordo com dados parciais do Programa Nacional de Imunização, da FVS-AM (PNI/FVS-AM). A informação está disponível no site da FVS-AM por meio do link https://bit.ly/3aTsndS.

O Amazonas ocupa o primeiro lugar no ranking nacional de Estados que mais vacinaram no Brasil, de acordo com dados de um consórcio de veículos de imprensa, formado por G1, O Globo, Extra, O Estado de S. Paulo (Estadão), Folha de S. Paulo e UOL. O estado vacinou, até esta terça-feira (02/03), 6,04% da população.

Remessas

Além desta remessa, o Ministério da Saúde já destinou outras cinco ao Amazonas. No primeiro lote, em 18 de janeiro, o estado recebeu 282.320 doses da CoronaVac.  No dia 23 de janeiro, outras 132.500 mil doses da AstraZeneca/Oxford foram desembarcadas no estado. Em 25 de janeiro, o estado recebeu 44.600 doses da CoronaVac.

A quarta remessa, com 96.200 unidades da CoronaVac, chegou ao Amazonas no dia 7 de fevereiro. Outras 42 mil doses de CoronaVac e 78 mil de AstraZeneca, correspondentes ao quinto lote, chegaram ao Amazonas entre quarta (24/02) e quinta-feira (25/02) da semana passada.

Veja mais vídeos

Ocean promove oficinas para futuros empreendedores

A programação será online de 26 a 29 de abril e o foco é testar conhecimento e habilidades de futuros empreendedores.

Há 7 horas 21 de abril de 2021

Brasil teve 55 mil mortes por outras doenças além da Covid em 2020

Crise no sistema de saúde faz médicos projetarem até 50 mil casos de câncer para 2021.

Há 10 horas 21 de abril de 2021

Bolsonaro um cidadão do Amazonas. ‘Não é momento de festejar nada’, diz Omar Aziz

Na sexta-feira (23), a Assembleia Legislativa do Amazonas entregará ao presidente Jair Bolsonaro o título de 'Cidadão do Amazonas'.

Há 10 horas 21 de abril de 2021

Operação Acolhida: 50 mil venezuelanos já foram interiorizados

Atualmente de 260 mil refugiados migrantes venezuelanos vivem no Brasil. Um em cada cinco venezuelanos recebeu alguma forma de apoio da Operação Acolhida.

Há 13 horas 21 de abril de 2021

Veja o que funciona em Manaus neste feriado de Tiradentes

O comércio do centro histórico de Manaus vai funcionar até 13h. Já os shoppings funcionam em horários diferenciados.

Há 14 horas 21 de abril de 2021

Confira os destaques do Real Time1 desta terça

Há 1 dia 20 de abril de 2021

Centros socioeducativos do AM possuem apenas 50 internos

À TV Real Time1, Mirtes Salles, secretária da Sejusc, afirma que 'o atendimento humanizado durante e pós cumprimento da medida resulta na baixa taxa de reincidência'.

Há 1 dia 20 de abril de 2021

Pesquisadores oferecem R$38 mil para quem se infectar com Coronavírus

Jovens voluntários saudáveis serão expostos uma segunda vez ao coronavírus como parte de um estudo britânico.

Há 1 dia 20 de abril de 2021

Governo do Estado intensifica monitoramento de casos de Covid no interior

Com distribuição de testes RT-PCR, Governo do Amazonas faz monitoramento e rastreamento de casos de Covid-19 em todo o estado.

Há 1 dia 20 de abril de 2021

Tecnologia: com celular será possível fiscalizar bomba de combustível

Inmetro está adaptando e implementando uma tecnologia que, já vinha sendo usada para dar segurança às transações feitas pela internet.

Há 1 dia 20 de abril de 2021

Mulheres já podem pedir exame de DNA em parentes de supostos pais

A medida visa possibilitar o reconhecimento filiação, possibilidade de pedido de pensão alimentícia em nome do menor de idade.

Há 1 dia 20 de abril de 2021

Começou a 6ª Semana da Canção Brasileira

Na programação são realizados shows de artistas e bandas representativas do cenário Nacional.

Há 2 dias 20 de abril de 2021