O mês de novembro inicia com um alerta para todos os homens.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer, mais de 65 mil novos casos de câncer de próstata são estimados para o país em 2020. No Amazonas, estima-se que 480 homens sejam diagnosticados com a doença.
A campanha deste ano tem como tema: “Seja herói da sua saúde”. A iniciativa faz alusão ao Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, celebrado no dia 17 de novembro.
Segundo o diretor-presidente da Fundação Cecon, o mastologista Gerson Mourão, ao contrário das mulheres, culturalmente, os homens não cuidam da saúde, o que tem contribuído para muitas mortes prematuras.
Ainda de acordo com o diretor, as mulheres têm um papel importante no combate à doença, pois são elas que muitas vezes levam ou até mesmo obrigam os maridos a procurarem por um médico.
A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda o início do rastreio com 45 anos, para quem tem casos de câncer de próstata na família.
Caso não haja antecedentes familiares, os exames de diagnóstico podem ser feitos a partir de 50 anos.
Vale lembrar que o tumor tem 90% de chances de cura, quando feito o rastreio e diagnosticado na fase inicial.
Muita fisioterapia, vontade de viver e a música foram fatores fundamentais para a recuperação.
Pelo whatsapp voluntários fazem o planejamento e arrecadam alimentos e água mineral para familiares de pacientes e trabalhadores dos hospitais.
Com o colapso do sistema de saúde na capital Manaus, amazonenses com covid-19 estão sendo transferidos para outros estados. Piauí e Maranhão também receberam pacientes.
Com a aprovação, ambos os imunizantes estão liberados para serem aplicados. Mas, por se tratar do uso emergencial, estarão restritos à vacinação de profissionais da saúde.
Somente nos meses de março e abril, auge do primeiro pico da pandemia no Estado, foram remanejados o valor de aproximadamente 200 milhões.
Do valor global, apenas 10% foram recursos para o enfrentamento da Covid. Resumindo: apenas R$ 212,83 por habitante do Amazonas.
A medida publicada no Diário Oficial do Estado mantém o fechamento das atividades econômicas não essenciais até dia 31 de janeiro
As agências atenderão assim que abrirem os grupos de risco. Os demais clientes serão atendidos das 10h às 15h.
Segundo a plataforma, os motoristas e passageiros só poderão utilizar os veículos se estiverem usando máscaras e cumprindo protocolo de segurança.
A carga de 70 mil metros cúbico foi comprada no Pará. Carretas com os insumos saíram da balsa direto para os hospitais.