As Secretarias de Saúde do Estado do Amazonas (SES-AM) e Municipal de Saúde de Manaus (Semsa-Manaus) decidiram suspender temporariamente a campanha de vacinação contra a Covid-19 para os profissionais de saúde da capital.
A decisão foi tomada após reunião virtual entre as secretarias e órgãos de controle, realizada na noite desta quarta-feira (20).
Participaram da reunião representantes da Semsa Manaus, da SES-AM, das unidades de saúde, do Ministério Público Estadual, do Ministério Público Federal, da Defensoria Pública Estadual, da Defensoria Pública da União e do Ministério Público do Trabalho.
A suspensão, que vai durar um dia, é para uma reformulação da campanha nas unidades de saúde, levando em consideração a quantidade insuficiente de doses de vacina disponibilizadas nessa primeira fase pelo Ministério da Saúde, que corresponde a 34% dos profissionais da área de Saúde no Estado.
Os participantes da reunião chegaram ao consenso que, neste primeiro momento, deve ser priorizado aquele profissional que está mais exposto ao novo Coronavírus e que nessa exposição corre mais risco de morte.
A orientação é de que a prioridade deva ser dada aos profissionais das unidades de referência, de média e alta complexidade, que tenham contato direto com pacientes com Covid-19, levando em conta fatores como comorbidade e a idade.
Só pra se ter ideia, quando o assunto é vídeo gratuito, online, a média global é de 65%, enquanto média brasileira é 80%.
O isolamento social contribuiu para o aumento do número de mulheres vítimas da violência doméstica no Estado, 24.5 mil somente na Capital.
O 5G deve ser implementado pelas operadoras até o dia 31 de julho de 2022 nas capitais e no Distrito Federal.
Na última série de entrevistas com candidatos à reitoria da Ufam. Nesta quinta-feira (4) é a vez do professor Marco Antônio, que encabeça a chapa “Ufam+”.
O Inpe informou que o satélite opera normalmente e negou que esteja fora de controle, não passando de um ‘boato’.
Aparelho recebido pelo Lacen tem capacidade de processar 95 amostras em 40 minutos e pode aumentar consideravelmente os números de testagem.
De janeiro a março foram 11 mil mortes no Amazonas, sendo 7.810 só na Capital, 1.050 a mais do que todo 2020.
Constituída a partir de fibra de carbono. Segundo a empresa, seu material e design conferem à criação "uma força e rigidez excepcionais".
Máscaras transparentes feitas de vinil não são recomendadas pela Anvisa e especialistas descartam a sua eficácia contra Covid.