A decisão do juiz federal Ricardo Sales, tomada no início deste mês, para que o Governo Federal voltasse a pagar o auxílio emergencial para os amazonenses foi derrubada nesta sexta-feira (12).
Desta vez, a decisão foi do vice-presidente do Tribunal Regional da 1ª Região, desembargador federal Francisco Betti. A medida atende um recurso apresentado pela Advocacia-Geral da União (AGU) contra a decisão da primeira instância.
De acordo com Betti, o posicionamento de Ricardo Sales entra no “exercício de competência atinente à consecução de política pública, de natureza assistencial, cometida à União, à míngua de previsão legislativa para tanto”.
“Não se apresenta, assim, com a licença de posicionamento diverso, como juridicamente admissível ao Poder Judiciário que, como regra geral, ao exercitar o controle jurisdicional das políticas públicas, possa interferir, decisivamente, na sua formulação, execução e/ou gestão, quando inexistentes seguros elementos de convicção aptos a configurar a ilegalidade ou inconstitucionalidade na atuação do Poder Executivo”, ponderou.
Por enquanto, as famílias amazonenses em, situação de vulnerabilidade social podem contar com dois auxílios, ambos de R$ 200: o do Estado, a ser pago em três parcelas, totalizando R$ 600; e o da Prefeitura que, por seis meses, beneficiará 40 mil famílias em situação vulnerável de Manaus.
Texto: Rosianne Couto
A Secretaria da Receita Federal liberou para download do programa gerador do Imposto de Renda, referente ao ano-base 2020.
Segundo o Ministro de Infraestrutura, serão pavimentadas 52km da rodovia no segundo semestre, tão logo o Ibama conclua as licenças ambientais.
Pesquisadores afirmam que terão que voltar a estudar cada vacinas para saber como se comportam diante das novas variantes do Coronavírus.
A novidade são as contas supervisionadas que foram desenvolvidas em parceria com as famílias e especialistas de áreas relacionadas à segurança.
Com o objetivo de acolher servidores com vulnerabilidade emocional por conta da pandemia são abertas vagas para atendimento dos funcionários.
A entrega foi feita nesta quarta-feira, no Centro Cultural Palácio Rio Negro. Ao todo, já foram entregues 920 cestas aos trabalhadores da cultura desde o início do ano.